Desde o dia 12 de janeiro, milhões de pessoas ficaram sem energia e milhares de voos foram cancelados ou sofreram atrasos. A previsão é de mais neve neste fim de semana. A situação só deve melhorar a partir de segunda (22). Frio extremo deixa mortos nos Estados Unidos
Os Estados Unidos enfrentam mais uma onda de frio polar este fim de semana. Desde a semana passada o frio no país já matou mais de 50 pessoas, provocou o cancelamento e atraso de milhares de voos, congelou parques e causou diversos transtornos nas estradas.
Além das mortes, milhares de pessoas estão sem energia. O estado do Oregon, no noroeste do país, é um dos mais afetados. O governador declarou emergência em todo o estado.
De acordo com a rede de televisão ABC, mais de 15 milhões de norte-americanos receberam alerta sobre queda de neve e riscos com o congelamento. Uma contagem da rede de TV CBS com base em balanços oficiais dos Estados aponta 83 mortos por conta da onda de frio, que pode fazer termômetros chegarem a -30º C em algumas regiões do país.
A previsão é de neve intensa na região dos Grandes Lagos, incluindo Cleveland, Ohio, Pensilvânia, Flórida e até mesmo o sul do Texas. As temperaturas devem cair para -20ºC e -30ºC neste sábado (20).
A previsão indica que o frio dará uma trégua a partir de segunda-feira (22), mas ainda com temperaturas próximas de 0ºC.
LEIA MAIS:
‘Sim’ na neve: ator de ‘How I Met Your Mother’ se casa durante nevasca nos EUA; veja FOTOS
Em dezembro, onda de frio deixou americanos presos em carros por dias em Nova York
VÍDEO: Cachorro ajuda a resgatar dono que tinha caído lago parcialmente congelado nos EUA
Escolas fechadas e sensação negativa
A onda polar se espalhou por todos os Estados Unidos desde o dia 12 de janeiro provocando nevascas e atingindo até mesmo regiões mais quentes do país, como o Texas.
A Filadélfia declarou emergência de neve e o distrito escolar da cidade fechou as escolas nesta sexta-feira (18). As escolas públicas de Baltimore e de Pittsburgh também fecharam suas portas
Em Nashville, as escolas ficaram fechadas durante toda a semana após a nevasca que causou problemas nas estradas.
Onda de frio extremo nos EUA: Nova York tem neve depois de 701 dias
A sensação térmica deve cair para 17 graus negativos em Chicago, 10 graus negativos em Kansas e 8 graus na Filadélfia. Os alertas de congelamento estão em vigor para Nova Orleans, Jacksonville, Flórida, e Corpus Christi, Texas.
A recomendação das autoridades e especialistas é não sair de casa e ter cuidado ao operar dispositivos como aquecedores. Também é importante ficar atento a sintomas de condições graves, como hipotermia.
Veja abaixo fotos e vídeos do frio nos Estados Unidos
Cachorro ajuda a resgatar dono que tinha caído lago parcialmente congelado nos EUA
Neve cai em Nova York pela primeira vez após 700 dias
REUTERS/Kevin Lamarque
Uma pessoa observa as fortes ondas do Lago Michigan, após uma grande tempestade de neve atingir a região de Chicago, neste sábado, 13 de janeiro de 2024.
Pat Nabong/Chicago Sun-Times via AP
Pessoas e carros passam pela neve no Rock Creek Park, em Washington, EUA, em 15 de janeiro de 2024.
REUTERS/Amanda Andrade-Rhoades
Motorista limpa retrovisor de carro cheio de neve, na Pensilvânia, EUA, em 16 de janeiro de 2024
Jose F. Moreno/AP
Frio extremo deixa mais de 50 mortos nos EUA
GIF – EUA enfrentam onda de frio extremo com temperaturas de até -40ºC
AP e Reuters
EUA enfrentam onda de frio extremo e tempestades de neve que já mataram 6 pessoas
Jornal Nacional/ Reprodução
Barco parcialmente afundado congelado na água, no Alasca, EUA, em 16 de janeiro de 2024
Matthew Creswell/AP
Neve se acumula no Monumento da Paz e na cúpula do edifício do Capitólio dos EUA em Washington, em 16 de janeiro de 2024.
REUTERS/Leah Millis
EUA enfrentam onda de tempestades de inverno
Montagem g1/Reuters/AP
Fonte