Filme de terror repleto de suspense finalmente chega na Netflix! Conheça Telefone Preto

A partir desta terça-feira (3), assinantes da Netflix que gostam de filmes de terror repletos de suspense ganharam uma nova opção bastante interessante para se divertir. Dirigido por Scott Derrickson (Doutor Estranho), O Telefone Preto promete deixar muitas pessoas perturbadas pelos elementos sombrios que explora.

Baseada no conto de mesmo nome do autor Joe Hill (filho de Stephen King), ele traz o premiado Ethan Hawke como “O Sequestrador”, uma figura estranha que usa uma máscara com elementos demoníacos. Bastante elogiado pela crítica e pelo público, o longa-metragem é baseado em uma premissa bastante angustiante.

Sobre o que é O Telefone Preto?

Em O Telefone Preto, somos apresentados a Finney Shaw (Mason Thames), um rapaz tímido de 13 anos que se descobre preso em um porão à prova de som pelo misterioso Sequestrador. Sua única esperança de conseguir a liberdade é um misterioso telefone que, embora esteja desconectado, começa a tocar.

Do outro lado da linha estão as vozes das vítimas anteriores do assassino, que estão dispostas a evitar que o rapaz tenha o mesmo destino delas. O filme explora muitos elementos sobrenaturais, incluindo o fato de que a irmã do protagonista, Gwen (Madeleine McGraw) tem sonhos que parecem revelar o destino dos jovens raptados.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos o protagonista tentando sair do porão onde foi preso, O Telefone Preto também mostra as tentativas falhas da polícia em encontrar os jovens raptados. O longa também examina a relação de Terrence (Jeremy Davies) com Finney e Gwen, filhos que teve com sua falecida esposa.

Incapaz de lidar com a perda, ele acabou se transformando em um alcóolatra agressivo, que acaba se descobrindo impotente mais uma vez, diante do destino trágico que pode aguardar por seu filho. Além disso, como em um bom filme de terror, o longa mostra que os detetives Wright (E. Roger Mitchell) e Miller (Troy Rudeseal) não são tão competentes em seus trabalhos quanto imaginam.

O Telefone Preto traz muitos elementos sobrenaturais
O Telefone Preto traz muitos elementos sobrenaturais

Entre os elementos que ajudam a tornar O Telefone Preto mais assustador está a decisão de Derrickson de usar uma ambientação de época. O filme tem como cenário os subúrbios do Norte do Denver, no Colorado, no ano de 1978. Dada às limitações de comunicação e aparatos de vigilância da época, o contexto tornava muito mais fácil para um assassino serial agir sem consequências.

Filme agradou à crítica e ao público

Lançado em setembro de 2021 nos cinemas, O Telefone Preto é um raro exemplo de filme de terror que conseguiu agradar tanto ao público quanto à crítica — que geralmente não é tão favorável ao gênero. No Rotten Tomatoes, ele é recomendado por 81% dos reviews profissionais, enquanto 88% das análises de usuários também se mostram positivas.

O filme foi elogiado tanto pela crítica quanto pelo público
O filme foi elogiado tanto pela crítica quanto pelo público

Para Richard Roeper, do Chicago Sun-Times, um dos destaques do longa é a atuação de Ethan Hawke, que se adapta muito bem ao papel de vilões. Já Christy Lemire, da FilmWeek, afirma que o filme parece realmente ter sido feito em 1978, trazendo um “realismo cru” à sua história que está repleta de elementos sobrenaturais.

Mais negativas, a Rolling Stone afirma que, enquanto o conto que inspirou O Telefone Preto é bastante interessante, o mesmo não pode ser dito do filme. Segundo o crítico A.A. Dowd, ao estender a duração dos eventos originais, a adaptação acaba fazendo com que boa parte da tensão se perca pelo caminho.

Fonte