Professor Edilson Moura (PT) foi confirmado para concorrer ao mesmo cargo de vice-prefeito. Coligação em torno de Edmilson pretende lançar 140 candidatos a vereador por Belém. PSOL oficializa candidatura de Edmilson Rodrigues à reeleição por Belém.
Débora Soares/TV Liberal
A Federação PSOL-Rede oficializou, durante convenção realizada neste sábado (3), a candidatura de Edmilson Rodrigues à reeleição para a prefeitura de Belém. O anúncio ocorreu às 20h, em um espaço para shows no bairro do Guamá.
O professor Edilson Moura (PT), atual vice-prefeito, foi confirmado para concorrer ao mesmo cargo. Edilson é cientista social e já foi vereador por Belém, deputado estadual e secretário de Cultura do Pará.
Edmilson Rodrigues falou sobre conquistas da sua administração e disse que o município de Belém está dando sua contribuição no combate à fome, por meio de programas de distribuição de renda.
“Nós, à frente do governo, estamos reconstruindo Belém, dando estabilidade. Enfrentamos a máfia do lixo e hoje qualquer cidadão sabe do sofrimento que passou e do quanto me desgastei porque não aceitei ter empresas que não tinham responsabilidade”, afirmou.
Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de Belém
Para as eleições de 2024, a coligação partidária formada em torno da chapa pretende lançar 140 candidatos a vereador por Belém.
Ao todo, 7 partidos estão na coligação de Edmilson: PSOL, Rede, PT, PCdoB, PV, PDT e Cidadania.
Perfil
O arquiteto e urbanista Edmilson Brito Rodrigues tem 67 anos e é o atual prefeito de Belém. É professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Foi deputado estadual em três mandatos, deputado federal por dois mandatos e prefeito de Belém pelo PT de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Se filiou ao PSOL em 2005 e em 2020 assumiu novamente a capital paraense como prefeito.
Calendário eleitoral
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções.
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
LEIA TAMBÉM
PL oficializa Éder Mauro como candidato
Partido Novo oficializa candidatura de Ítalo Abati
Podemos oficializa candidatura de Jefferson Lima
PSTU confirma candidatura de Well Macêdo
Unidade Popular confirma candidatura de Raquel Brício
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fonte