Exposoja 2023 destaca crescimento do setor agrícola no Piauí

“Aqui, a maior inovação ocorreu quando chegamos e isso talvez tenha nos tornado mais produtivos. Antes, nos diziam para não adicionar muito calcário, pois saturaria o solo e não haveria produção. Hoje, sabemos que é o contrário. Mais calcário resulta em maior produção e incorporação mais profunda, tornando as plantas mais resistentes, inclusive à seca. Como resultado, alcançamos boas produtividades”, diz o produtor Arlindo Schroder.

“A transição da agricultura manual para a mecanizada, que chamam de “carroça” por aqui, significa trocar o carro de boi pelo trator. Na época, começamos a recuperar o solo no final dos anos 60. Trouxemos isso para cá para mostrar que somos oriundos da pequena agricultura e para ajudar os pequenos produtores da região. Além de ser uma feira de negócios, ela também promove um movimento social muito importante”, afirma Celso Werner, presidente da Associação de Produtores de Nova Santa Rosa.

Exposoja, agronegócio e o Piauí

Uma feira construída por várias mãos, que juntas levam o agronegócio feito aqui no Piauí para todo o Brasil.

A soja, o milho e as culturas alternativas são o carro-chefe da produção, alimentando as pessoas e impulsionando a economia de toda a região.

Entre os expositores, a expectativa é consolidar o evento no calendário agrícola nacional e realizar grandes negócios.

“Temos uma boa visitação aqui, recebemos produtores de várias regiões, que vêm em busca de resultados. Estamos aqui para fornecer dados não apenas sobre a riqueza da microrregião de Nova Santa Rosa, mas também sobre todo o Piauí”, afirma Nelson Freitas, gerente de pesquisa de campo da JCO.

“Tivemos grandes expectativas para a Exposoja 2023, pois participamos de todas as edições desta feira ao longo dos anos. Estamos na região porque acreditamos tanto na região como também nas pessoas que trabalham aqui para desenvolvê-la junto conosco”, diz Walber Sousa, gestor comercial da Cacique no Agro.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *