Divulgação/Assessoria
A Expoagro 2024, que ocorre de 11 a 21 de julho no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, chega em uma edição mais voltada para o conhecimento técnico e informações sobre as cadeias produtivas em Mato Grosso, com o Fórum das Cadeias Produtivas, que terá seis dias de debates com 35 palestras. A estimativa do Sindicato Rural é de que 300 mil pessoas passem pela Expoagro.
De acordo com João Costa Júnior, curador do Fórum das Cadeias Produtivas da Expoagro, além da parte de entretenimento, com shows de cantores nacionais, gastronomia e parque de diversões, o evento desde o ano passado vem trocando de rota e ganhando mais força social, com o objetivo de levar mais capacitação e informação. Para isso, o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fez uma parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, responsável pela realização da Expoagro.
“No ano passado entramos com o projeto ConectZoo, conectando a Zootecnia à cidade, e nesse projeto levamos conhecimento sobre desmistificação das fake news do agro. Esse ano, evoluímos a parceria e planejamos um evento bem maior, com o tema ‘Mato Grosso para o Mundo’, vamos abordar sustentabilidade, inovação, tecnologia, economia criativa e gestão de pessoas. Nesses dias terão palestras de autoridades como César Miranda, nosso Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o presidente da Abiec, da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne, Antônio Jorge Camardelli, que vai mostrar as tendências do mercado de carne para Brasil e Mato Grosso”, conta João.
Assessoria
Sandra Santana, superintendente do Sindicato Rural de Cuiabá, e João Costa Júnior, curador do Fórum das Cadeias Produtivas da Expoagro
Outros palestrantes foram citados pelo zootecnista, como o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Leonardo Ananda Gomes, que mostrará as oportunidades de mercado entre os dois países; o deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que falará sobre os avanços e desafios do agro brasileiro na perspectiva legislativa; e Valentine Carpes Braga, diretora de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI, para palestrar sobre desafios e soluções financeiros para o agro e a indústria.
“Quisemos abranger o público, pois a Expoagro é uma exposição que é do agronegócio, mas também da área do comércio e da indústria, por isso pensamos em todos os setores produtivos”
João Costa Júnior
“Conseguimos trazer pessoas renomadas da área da produção animal, palestrantes que são da área técnica, mas também da área política, tem palestrantes da área do direito também. Quisemos abranger o público, pois a Expoagro é uma exposição que é do agronegócio, mas também da área do comércio e da indústria, por isso pensamos em todos os setores produtivos”, explica.
Entre as palestras, serão abordados os temas sustentabilidade e mercado de carbono, inovação no agro, o valor do etanol de milho para a economia verde, direito agrário, marketing, reforma tributária e gestão de pessoas.
São 250 inscrições para o Fórum e ainda há vagas disponíveis através do site. O fórum acontecerá entre as 9h e 17h. As inscrições são gratuitas e o evento irá emitir certificado, que poderá ser útil tanto para alunos de graduação como para trabalhadores de empresas.
Além das palestras, a Expoagro ainda terá minicursos como o de jardinagem e paisagismo, confecção de bolsas com couro bovino, confecção de chinelos e horta vertical. As oficinas técnicas ocorrerão sempre das 18h às 22h, em contêineres climatizados. As inscrições são gratuitas e seguem abertas.
O evento contemplará também a feira comercial, leilões, rodeio, competições hípicas e vitrine de animais. Na feira comercial de produtos e serviços dos setores da indústria, do comércio e do agro, a visitação aos mais de 200 estandes ocorrerá de 11 a 21 de julho das 9h às 22h.