A Microsoft estaria preparando a integração da inteligência artificial (IA) Copilot no Explorador de Arquivos do Windows. Código relacionado à ferramenta foi encontrado em versões experimentais do sistema operacional, sugerindo o desenvolvimento do recurso.
A descoberta do informante @PhantomOfEarth do X (antigo Twitter) não revela como a ferramenta vai funcionar. De forma breve, ele menciona que o Copilot estará contido no menu de contexto “de alguma forma”.
Looks like Copilot is coming to File Explorer context menus in some way soon, the latest Canary and Dev builds include a new velocity feature called CopilotFEContextMenu, 45647150
— PhantomOcean3 ?? (@PhantomOfEarth) January 3, 2024
É possível que o assistente sirva como um auxiliar na pré-exibição de arquivos, ou ajude a encontrar documentos importantes de forma mais rápida, baseada no contexto.
Por estar contido no menu de contexto, a ferramenta também pode operar de forma diferente com base no arquivo selecionado, executando ações distintas para cada item.
Outro informante recorrente, conhecido no X como @Leopeva64, pontuou que também encontrou referências ao recurso dentro do Microsoft Edge Canary, versão de testes do navegador nativo do Windows. Segundo ele, a função será um atalho para enviar arquivos para análise do Copilot.
I’ve seen references to this in some internal files in Edge Canary, it could be an option to “Send this file to Copilot” or just “Send to Copilot”.
— Leopeva64 (@Leopeva64) January 3, 2024
Atualmente, o Windows Copilot está disponível em prévia e suas funcionalidades ainda são limitadas. A Microsoft parece trabalhar ativamente na implementação do assistente em várias áreas do sistema operacional, o tornando praticamente onipresente em programas nativos.
Copilot no Windows
A Microsoft está no caminho de tornar o Copilot o assistente virtual padrão do Windows, sendo um dos principais recursos do sistema operacional. Prova disso são os notebooks lançados na CES 2024, vários deles com uma tecla dedicada para acionar o assistente.
Integrar o assistente virtual ao Explorador de Arquivos, portanto, é um avanço natural do assistente, uma vez que se trata de um dos programas nativos mais importantes do sistema operacional. Resta saber como a implementação vai acontecer e se vai incomodar os usuários mais sensíveis a mudanças.