Fablício Rodrigues/Arquivo ALMT
O velório do ex-deputado Romoaldo Boraczynki Júnior será realizado no Salão Negro da Assembleia Legislativa na noite deste domingo (17). A cerimônia tem início às 20h e será aberta ao público. O enterro do ex-deputado deve acontecer na região norte de Mato Grosso, no município de Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), onde ele foi prefeito por duas vezes e morava com a família.
Romoaldo morreu neste domingo, aos 63 anos, na Capital. Ele estava internado no Hospital Amecor depois de sofrer um AVC Hemorrágico, na quinta (14) à noite. Chegou a passar por cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro, mas não resistiu. Romoaldo Júnior deixa a esposa Ideme Maria Rodrigues, dois filhos e dois netos.
Políticos, o Governo do Estado, a Associação Mato-Grossense dos Município (AMM) e a Prefeitura de Cuiabá emitiram nota de pesar e condolências à família.
Vida pública
Após 32 anos de vida pública, marcada por oito mandatos, de deputado estadual e prefeito de Alta Floresta, Romoaldo Júnior decidiu se aposentar em 2021.
Nascido em Paranavaí (PR), o ex-deputado era conhecido por ser um político muito, carismático, brincalhão e bem-humorado.
O ex-deputado chegou em Mato Grosso em 1978, quando foi transferido de uma agência do extinto Banco Financial em Maringá (PR) para Alta Floresta, aos 18 anos. Em 1982, aos 22 anos, iniciou a trajetória política ao ser eleito o terceiro vereador mais votado da cidade.
Romoaldo foi eleito deputado estadual em 1990, quando assumiu a liderança do governo Jayme Campos. Foi reeleito em 1994, tornando-se o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Em 1998, conquistou novamente uma cadeira no Legislativo.
Após três mandatos como deputado estadual, Romoaldo retornou a Alta Floresta e acabou sendo eleito prefeito em 2000, ficando no mandato até 2004. Em 2010, voltou à Assembleia para assumir seu quarto mandato. À época foi primeiro vice-presidente e líder do governo no Legislativo.
Em 2014, foi reeleito. Em 6 de fevereiro de 2019, iniciou seu sexto mandato, tornando-se o parlamentar com mais tempo no Parlamento mato-grossense.