Rodinei Crescêncio/Rdnews
O advogado Bruno Oliveira Castro passa a integrar o time do Portal a partir de hoje (19) como novo colunista. Especialista em direito empresarial, Bruno escreverá quizenalmente. Em seus artigos será possível acompanhar temas ligados ao planejamento sucessório e societário de empresas, gestão de crise dentro do processo de organização patrimonial, conflitos entre sócios e herdeiros e como lidar com a questão, entre outros tópicos.
Na coluna, a intenção do advogado é destrinchar o universo de uma Holding Familiar, meio utilizado para gerir e proteger o patrimônio de uma família, abordando os conceitos e ferramentas necessárias para a sua constituição. Além disso, temas como planejamento e gestão patrimonial também ganharão espaço em seus textos, sem “juridiquês”.
“Eu sempre busquei uma linguagem mais tranquila, mais eficiente, mais próxima do leitor. Com esses artigos, nós podemos contribuir para a vida do leitor com as informações que eu levo, o quanto isso pode acalentá-lo. Muitas vezes, é uma situação que ele está passando ou que pode vir a passar. Isso vai servir para que a pessoa entenda onde ele está inserida, ou alguém de sua família, e saiba buscar um profissional para melhor atendê-la”, comenta.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Advogado Bruno Castro é especialista em direito empresarial
Interesse veio dando aulas
Bruno iniciou a carreira no Direito como conciliador, no Juizado Especial do Poder Judiciário, após se formar na Universidade de Cuiabá (Unic). Mesmo tendo a magistratura como principal referência de carreira, só começou a se interessar pela advocacia ao ministrar aulas de direito societário na mesma universidade que frequentou.
O profissional conta que foi o primeiro a se tornar advogado em sua família e construiu seu escritório do zero, chegando a atender casos de direito empresarial gratuitamente.
O escritório e o nome Oliveira Castro cresceram, assim como a carreira de docente. Bruno Castro é um dos primeiros professores de Cuiabá na área de Holding Familiar e Recuperação Judicial a aplicar cursos nas regiões Sudeste e Sul do país.
Em 2017, o advogado desfez uma antiga sociedade e fundou seu atual escritório focado em uma advocacia de alta performance, com atendimento customizado ao cliente, inspirado em padrões utilizados nos Estados Unidos.
“Quando estou diante de um conflito empresarial familiar, eu não estou lidando numa simples relação de sócio. Eu estou lidando com irmãos. Eu tenho que entender o pano de fundo da relação e isso depende muito do nosso desenvolvimento, inclusive emocional, para compreender que existe uma gama de sentimentos, de emoções e que nós não podemos ser profissionais frios na aplicação de uma norma. Caso isso aconteça, ao invés de eu estar solucionando, eu estou povorando ainda mais esse conflito. Hoje, não falamos de negócios, nós falamos de pessoas. E as pessoas são a peça chave de qualquer organização. Seja empresa familiar ou não”, explica Bruno.
Neste ano, ainda o advogado lançou o livro “Herança ou Legado?”, junto às advogadas Emilia Vilela e Luize Castro, sobre planejamento patrimonial e investimento em sucessores.
Ficou interessado no tema? Para ler a coluna de Bruno Castro às quintas, acesse o .
Além do advogado, também escrevem para o portal o economista Vivaldo Lopes (segunda), o ortopedista Fellipe Valle (terça), a advogada Ana Lacerda (quarta), a psicóloga Cynthia Lemos (quinta), a consultora política Mariana Bonjour (sexta), o sociólogo Maurício Munhoz (sábados) e a cerimonialista Olga Lustosa (domingo).