Emanuel segue Lula e decreta ponto facultativo durante jogos do Brasil | …

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), autorizou nesta quinta (20) ponto facultativo nos órgãos da administração pública municipal nos dias em que a seleção brasileira feminina disputará os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023. O pedido partiu da primeira-dama da cidade, Marcia Pinheiro, por meio do Decreto 9.716/2023.

“Fica estabelecido horário de expediente das 12h às 18h nos órgãos da administração nos dias úteis em que os jogos da seleção brasileira se realizarem no período matutino”, destacou a determinação.

Thais Magalhães/CBF

Brasil Copa

Conforme a prefeitura, havendo alteração nos horários de jogos da seleção, os horários previstos, serão revistos. O Decreto, por sua vez, não se aplica aos plantões necessários às atividades em caráter essencial: saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito.

“Dia vinte de julho é um dia histórico para todos nós, né? Para todo o Brasil e principalmente aos apaixonados por futebol. É o dia da abertura da tão esperada Copa do Mundo Feminina de futebol. A nossa seleção tá lá, bombando, as craques ali, vestindo verde e amarelo. Nós temos uma mato-grossense representando o Brasil na seleção. Então, é a corrente ‘pra frente da torcida brasileira’, para trazermos mais uma Copa do Mundo para o nosso país. E a primeira-dama Marcia Pinheiro me fez um pedido. Emanuel, nós temos que não só discursar, temos que praticar a defesa dos direitos à igualdade, entre homens e mulheres. Temos que prestigiar as nossas mulheres, a nossa seleção feminina de futebol, estimular o público e, por isso, a concessão do ponto facultativo, da mesma forma que atuamos com a seleção masculina. E está correto”, declarou o gestor.

A secretaria da Mulher de Cuiabá, Cely Almeida, endossa o cuidado da gestão frente à equidade de gêneros e a proposição de políticas públicas efetivas às mulheres. “É fazer justiça tanto para o gênero masculino quanto o feminino. O prefeito atendeu a essa iniciativa da primeira-dama e reforço a corrente pra frente Brasil!”, disse a secretária.

Emanoele Daiane

Emanuel decreto Copa

Federal

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também confirmou nesta semana que a pedido da ministra Ana Moser e por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), haverá a possibilidade de alteração no horário de expediente de servidores públicos nos dias de jogos do Brasil no Mundial. Quem optar por ver as partidas, pode chegar duas horas após o apito final.

“A alteração de horário é opcional dos servidores e as horas têm de ser repostas. É a mesma medida administrativa realizada nos dias de jogos da seleção masculina de futebol na Copa, o que garante equidade de tratamento do esporte feminino”, afirmou Esther Dweck pelo seu perfil no Twitter.

Agenda do Brasil no Mundial

Ao todo, 32 seleções disputam a Copa do Mundo Feminino, que será realizada a partir desta quinta (20), na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá. A estreia das comandadas pela técnica Pia Sundhage será no dia 24 de julho, contra o Panamá, a partir das 8h (de Brasília), na cidade de Hindmarsh, na Austrália.

Na sequência, a equipe enfrenta a França, no dia 29, em Melbourne, e fecha a participação na fase de grupo contra a Jamaica, no dia 2 de agosto. Como na regra habitual dos Mundiais, duas equipes se qualificam para a fase de mata-mata em cada grupo. A decisão está marcada para 20 de agosto, no Estádio Olímpico de Sydney.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *