A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar sobre temas prioritários do setor agro. Membro da Frente, o deputado federal Fabio Garcia (União Brasil-MT) interpelou Alckmin sobre a situação da Ferrogrão, que está com os tramites suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu apoio para superar os entraves que paralisaram o edital.
“A Ferrogrão é um dos projetos de logística mais importante do Brasil. Nosso estado do Mato Grosso é atualmente o maior produtor de grãos do país e temos problemas sérios de escoamento da safra. A ferrovia vai impulsionar esse deslocamento de grãos do Centro-Oeste para os portos do Norte e alavancar mais ainda o agronegócio”, explicou.
Reprodução
Na ocasião, o vice-presidente declarou apoio ao pedido do deputado e disse que “entende a importância da ferrograo para o país e se comprometeu em atuar diante da solicitação para que seja possível realizar a concessão da ferrovia o mais breve possível.
Há um ano o projeto foi encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) para liberação da publicação do edital de leilões, mas os trâmites relacionados ao projeto foram suspensos em março pelo STF. A esperança é de que a construção da ferrovia consolide um corredor logístico capaz de reduzir distâncias e diminuir as despesas dos produtores que pagam para exportar produtos como soja e milho.
“Há anos que esse projeto da ferrovia é discutido por nós, parlamentares do agronegócio. Trabalhamos e aguardamos essa liberação para que seja possível aumentar a produtividade, principalmente, dos estados do centro-oeste que são referencia no agro”, defendeu Fabio.