Agência Brasil
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o perfil do inscritos de mato-grossenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, predominantemente, de adolescentes de 17 anos que concluíram o Ensino Médio ou irão concluir este ano. Mulheres também são maioria entre os participantes. As informações sobre o perfil dos inscritos de cada estado foram divulgadas pelo Inep.
Mato Grosso tem 63,9 mil inscritos no Enem, que será realizado em 57 cidades do Estado. Os dados mostram que 19,6 mil inscritos têm 17 anos. Em seguida, vem a faixa entre 21 e 30 anos, com mais 10 mil participantes. Na faixa de 18 anos, há 9,9 mil participantes e, com 16 anos, há 7,5 mil. Há ainda quase 3 mil inscritos menores que 16 anos e mais de 6 mil com idade entre 31 e 59 anos.
A maior parte dos inscritos são alunos que concluíram o ensino médio (27,2 mil), seguido dos que estão concluindo, cursando o último ano (25,1 mil). Há ainda cerca de 11 mil inscritios que estão cursando o ensino médio, mas que não irão concluir neste ano, estando na 1ª ou 2ª série. Um pequena parte, 484 participantes, não está cursando o ensino médio, nem concluiu.
Conforme o Inep, 57% dos participantes são mulheres (39.529) e 43% homens (24.395).
Arte: Rodinei Crescêncio
A estudante Danielli Tortorelli, de 22 anos, entra no grupo de estudantes que já concluíram o Ensino Médio e seguem tentando uma vaga.
A participante conta que irá fazer o Enem pela quarta vez. O sonho é tentar entrar em uma vaga no curso de medicina. Este ano, ela optou estudar por conta própria e relata que o fato de estar fazendo a prova novamente a deixa mais confiante em relação aos anos anteriores, pois conseguiu adquirir mais bagagem.
“Por incrível que pareça, este ano estou bem mais tranquila. Claro, ficamos nervosos, principalmente nesses últimos dias, mas posso dizer que é o primeiro ano que estou em paz. Com a experiência, ao fazer as provas, acabamos priorizando mais o que percebemos que temos que priorizar, administramos melhor o tempo e ficamos mais confiantes”, conta.
Para Danielli, o primeiro dia de prova é o mais difiícil, por causa da redação, que é o que costuma deixar os alunos mais apreensivos. “O tema é o que mais preocupa. Temos medo de não conseguir desenvolver, de não saber muito sobre aquele assunto. É diferente do restante da prova. Além disso, é uma prova muito longa, então é cansativa. Posso dizer que é uma prova de resistência também”, afirma.
Nessa última semana antes do Enem, Danielli resolve exercícios das provas de anos anteriores. “Eu faço muita prova antiga e reviso algumas coisas também. É uma prova que define como vai ser o nosso ano, então é normal ficarmos apreensivos. Resolver exercícios vai ajudando a ganhar confiança”, pontua.
Cidades com mais inscrições
As dez cidades com maior número de inscritos são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Sorriso, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.
Veja no quadro abaixo o número de participantes do Enem em todos os municípios de Mato Grosso onde a prova será realizada este ano:
Rodinei Crescêncio
Cor
Os pardos e brancos dominam a cor dos inscritos, sendo 44% pardos e 32% brancos. Pretos somam 12%, amarelos 1,7% e indígenas menos de 1%. Uma pequena parte, 1,2% não declarou.
O Enem
O Exame é dividido em dois dias e acontecerá nos dias 05 e 12 deste mês em 57 cidades do Estado. Neste primeiro domingo (05) serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. No segundo dia, uma semana depois, serão as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Os locais de prova são consultados no cartão de confirmação, na Página do Participante. É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de aplicação do exame.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 11h e fechados às 12h (horário de Mato Grosso). É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido e dentro do horário estabelecido.