Presidente disse que recebeu a informação de que não houve sobreviventes em queda de avião em Vinhedo. Declaração foi durante cerimônia de lançamento da ‘Fragata Tamandaré’, em Itajaí. Em SC, Lula pede um minuto de silêncio ao lamentar queda de avião em Vinhedo (SP).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio para os presentes em evento em Santa Catarina nesta sexta-feira (9) em função da queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Lula também pediu para que todos ficassem de pé. O presidente disse ainda que foi informado que não houve sobreviventes.
Até a última atualização desta reportagem, a empresa responsável pela aeronave ainda não tinha divulgado oficialmente informações sobre vítimas (leia mais abaixo). De acordo com a prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.
“Tenho que ser portador de uma noticia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé, pra gente fazer um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião, na cidade de Vinhedo em São Paulo, com 58 passageiros e parece que 4 tripulantes, e parece que todos morreram, queria pedir um minuto de silencio para as vitimas”, disse Lula.
Avião com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo cai no interior de SP
Logo após a fala, na rede social “X”, antigo Twitter, Lula lamentou o acidente e prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
“Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também manifestou pesar pela tragédia e afirmou que as causas da queda do avião devem ser “identificadas com celeridade”.
“Presto minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e da tripulação da aeronave […]. Que as causas do acidente sejam identificadas com celeridade, e que os familiares recebam todas as informações necessárias neste momento difícil para todos”, declarou o parlamentar em nota.
Acidente no interior de SP
Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a empresa.
O modelo ATR-72-500, fabricado pela empresa francesa ATR, pode chegar a uma velocidade de cruzeiro de 511 km/h e tem autonomia de voo de 1.324 quilômetros.
O avião caiu próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), por volta das 13h28, conforme informado pela Polícia Militar. Equipes de resgate foram enviadas ao local para avaliar a situação.
Especialistas já apontam a possibilidade de estol — uma perda abrupta de sustentação — como uma das possíveis causas do acidente. O centro da FAB deve fornecer mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o ocorrido durante a entrevista coletiva.
LEIA MAIS:
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo, SP
Queda de avião: Tarcísio diz que vai montar gabinete de crise conjunto com governo federal
Centro de investigações de desastres aéreos da FAB vai dar entrevista em Brasília para falar de queda de avião em SP
Agenda em Santa Catarina
A declaração de Lula foi dada durante cerimônia de lançamento da “Fragata Tamandaré”, em Itajaí, em Santa Catarina.
Esse navio deve ser incorporado à Marinha em 2025. Esta é a primeira das quatro fragatas produzidas no estado.
Mais cedo, Lula participou da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, na BR-101.
A previsão é de que Lula retorne para Brasília ainda nesta sexta.
A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo foi questionada se a previsão foi alterada em função do acidente, ou se Lula viajará para o local da tragédia, mas, até a última atualização, a reportagem não tinha recebido essa informação.
Fonte