Elon Musk comentou mais uma vez sobre a possibilidade de lançar um serviço de e-mail associado à rede social X, dando a entender que a novidade estaria em desenvolvimento para desafiar a liderança do Gmail. O assunto voltou à tona após o empresário responder a um seguidor no último domingo (15).
Na postagem original, o perfil @cb_doge comentou que o “XMail seria legal” e até citou um exemplo de endereço que poderia ser oferecido pela plataforma: “nomedeusuario@x.com”. Em meio às mais de 1 mil respostas, chamou a atenção aquela digitada pelo próprio bilionário.
?? Mail would be cool.
username@??.com pic.twitter.com/gWwbCWPWA5
— DogeDesigner (@cb_doge) December 15, 2024
“Sim, na lista de coisas a fazer”, escreveu Musk, sugerindo que a rede social planeja realmente investir em um concorrente para o serviço de e-mail do Google. Na sequência, ele respondeu a outra pessoa que tratava do mesmo assunto, trazendo algumas pistas de como poderia funcionar a suposta plataforma.
O perfil @rpoo comentou ter preferência por uma interface de texto simples, no estilo das mensagens diretas (DM) disponíveis em algumas redes sociais, eliminando tópicos e outras formatações existentes nos e-mails tradicionais. “É exatamente isso que vamos fazer”, comentou o empresário, apontando o tipo de layout que seria utilizado pelo XMail.
Quando o XMail será lançado?
Apesar de Musk ter falado novamente sobre a possibilidade de criação do e-mail do X, não se sabe se o serviço está realmente em desenvolvimento nem quando será lançado ou se isso acontecerá. O dono do antigo Twitter já havia comentado o assunto em fevereiro, afirmando que a plataforma “Está chegando”, mas sem fornecer maiores detalhes.
Caso o XMail saia do papel, rivalizar com o Gmail pode ser uma tarefa complicada, como observa o Android Police. O e-mail do Google tem atualmente cerca de 1,8 bilhão de usuários ativos globalmente, trazendo integração completa com vários serviços da gigante das buscas e recursos de segurança importantes.
Por sua vez, a plataforma de e-mail do X funcionaria como uma alternativa para as pessoas cansadas dos e-mails convencionais e que não dependessem de tantas ferramentas como as oferecidas pelo Gmail.