'El Mayo' e filho e 'El Chapo': quem são os herdeiros do cartel de Sinaloa, fabricantes de fentanil e criminosos mais procurados do mundo

Narcotraficantes foram presos nesta quinta-feira (25) em El Paso, no Texas. A prisão dos narcotraficantes Ismael Zambada Garcia, conhecido como ‘El Mayo’ e Joaquín Guzmán López, um dos filhos de ‘El Chapo’, afeta as estruturas de uma das maiores organizações criminosas do mundo, o cartel de Sinaloa, e pode desencadear instabilidade e violência no México, segundo analistas.
‘El Mayo’ e Joaquín Guzmán López, também conhecido como El Güero Moreno, estavam entre os criminosos mais procurados do mundo e foram presos nesta quinta-feira (25), na cidade El Paso, no Texas.
Eles enfrentam uma série de acusações, incluindo tráfico de fentanil, a droga que atualmente mais mata nos Estados Unidos.
Cofundador do cartel de Sinaloa, Ismael Zambada ou ‘El Mayo’ ,é um dos traficantes mais conhecidos da história do México. Ele assumiu o controle da histórica organização criminosa mexicana depois que ‘El Chapo’ foi capturado em 22 de fevereiro de 2014 e condenado à prisão perpétua.
Após a extradição de El Chapo para os Estados Unidos em 2017, o cartel de Sinaloa foi herdado por quatro de seus filhos, conhecidos como “Los Chapitos”. Eles assumiram a facção e se tornaram alguns dos maiores exportadores de fentanil para os Estados Unidos.
El Mayo e Los Chapitos têm tido um relacionamento conturbado desde a extradição de El Chapo.
Em maio do ano passado, o escritório de controle de ativos estrangeiros (OFAC) do departamento do Tesouro dos EUA sancionou Joaquin Guzmán e outros três membros do Cartel de Sinaloa. Eles tiveram suas contas bancárias congeladas e foram proibidos de fazer negócios com os norte-americanos.
Além do filho de El Chapo preso nesta quinta, outro “Chapito”, Ovidio Guzmán, tinha sido entregue à Justiça americana em setembro do ano passado.

Fonte