Não é segredo para ninguém que Hideo Kojima é uma das mentes mais brilhantes por trás dos videogames. O desenvolvedor japonês deixou um legado de ouro para a Konami com a franquia Metal Gear Solid e marcou a vida de milhões de jogadores mundo afora. Até alguns membros da sua antiga equipe revelaram que ainda sonham em voltar a trabalhar com o lendário game designer.
Quem disse isso foi Noriaki Okamura, atual produtor da franquia Metal Gear Solid na Konami. Questionado em uma transmissão, nesta sexta-feira (28), se havia alguma chance dos membros da equipe original trabalharem em um novo game da saga, o desenvolvedor respondeu: “não cabe a mim responder isso em nome de alguém de fora da empresa, ou adivinhar como eles podem se sentir sobre isso”.
“Mas falando por mim, pessoalmente, nada me agradaria mais do que trabalhar com o Sr. Kojima e o resto da equipe novamente. Se isso pudesse acontecer, seria um sonho”, declarou Okamura. “Mas as pessoas mudaram para coisas novas e novos compromissos, então essa é apenas a nossa realidade atual. Não podemos simplesmente presumir que todos voltariam a trabalhar conosco ou nos deixariam ficar completamente dependentes deles”.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain foi o último game da franquia com envolvimento de Kojima.Fonte: Konami
Apesar da dificuldade de isso acabar acontecendo atualmente, Okamura assumiu a responsabilidade da equipe atual em dar o melhor para entregar um “bom trabalho”. “Estamos trabalhando com a expectativa de que, seja lá o que for que façamos, cabe a nós, está em nossos ombros fazer um bom trabalho”.
Relação entre Konami e Kojima é complicada
O rompimento entre Kojima e Konami, que veio à tona em dezembro de 2015, não foi nada amistoso. Tudo começou com uma entrevista ao IGN em março daquele ano, onde o desenvolver afirmou que Metal Gear V: The Phantom Pain seria o último jogo da saga. “Este será o Metal Gear Solid final. Mesmo que a franquia continue, este é o último”, disse na ocasião.
Silent Hills seria o último grande projeto de Kojima na Konami, mas o jogo de terror nunca viu a luz do dia.Fonte: Konami
Aconteceram muitas coisas no período entre março e dezembro de 2015. O nome de Kojima foi retirado dos encartes e do site oficial de Metal Gear Solid V, seu podcast foi cancelado, e ele foi impedido pela própria Konami de receber o prêmio de melhor jogo de ação/aventura por MGSV no The Game Awards 2015 — e por aí vai.
No fim das contas, o Kojima oficializou a saída da Konami em dezembro de 2015, revelando logo em seguida que continuaria no comando da Kojima Productions, agora independente e sem amarras com a publisher. Além disso, ele contou com a parceria da Sony para publicar o seu primeiro grande jogo desde então — sim, Death Stranding.
Já imaginou se o Kojima retorna para algum projeto envolvendo a franquia Metal Gear na Konami? Será que a indústria e os fãs estão prontos para um acontecimento dessa magnitude? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!