Líderes da Rússia e da Coreia do Norte se encontrarão novamente nesta quinta-feira (14). Kim Jong Un e Vladimir Putin se reúnem na Rússia em 13 de setembro de 2023
KCNA via REUTERS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou o convite feito por Kim Jong-un para visitar a Coreia do Norte, informou o Kremlin nesta quinta-feira (14). Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Putin raramente viaja para o exterior.
O governo russo também confirmou que o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, visitará a Coreia do Norte em outubro.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o encontro é “oportuno, útil e construtivo”.
Kim Jong-un e Vladimir Putin se encontram na Rússia
Chamando um ao outro de “camarada”, os dois líderes brindaram sua amizade durante uma reunião nesta quarta-feira na instalação de lançamento espacial mais moderna da Rússia. O encontro contou também com a presença dos ministros da Defesa de ambos.
No final da recepção, Kim Jong Un convidou Putin a visitar a RPDC em um momento conveniente”, disse a KCNA, referindo-se à República Popular Democrática da Coreia, o nome formal da Coreia do Norte.
Para os Estados Unidos e seus aliados, a amizade crescente entre Kim e Putin é uma preocupação. Washington acusou a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia, mas não está claro se alguma entrega foi feita.
Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte negaram essas alegações, mas prometeram aprofundar a cooperação em defesa. Durante uma visita à Coreia do Norte em julho, foram mostrados ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, mísseis balísticos proibidos.
Kim visitaria nesta quinta-feira as fábricas de aviação militar e civil na cidade russa de Komsomolsk-on-Amur e inspecionaria a frota russa do Pacífico em Vladivostok, afirmou Putin.
O Departamento de Estado dos EUA disse que o governo Biden “não hesitará” em impor sanções adicionais à Rússia e à Coreia do Norte se elas fecharem novos acordos de armas.
Fonte