Diretora de maior penitenciária do Equador é morta em ataque armado, em Guayaquil


Crime aconteceu na rua nesta quinta-feira (12). Mulher foi a segunda chefe de prisão morta neste mês no país, informou a Reuters. Polícia montada do lado de fora de penitenciária em Guayaquil, no Equador, em imagem de setembro de 2021
Fernando Mendez/AFP
A diretora de uma penitenciária do Equador foi morta nesta quinta-feira (12) durante um ataque armado na rua, em Guayaquil, informou a agência Reuters com base em um comunicado da agência prisional do país. Outra pessoa ficou ferida no ataque.
Maria Daniela Icaza foi a segunda diretora de prisão assassinada no Equador neste mês, em meio ao aumento da violência contra autoridades.
De acordo com o jornal equatoriano El Universo, o assassinato da diretora aconteceu no fim da tarde, quando ela se dirigia para um hospital acompanhada de outro funcionário da penitenciária. Criminosos dispararam contra a mulher, que estava em um carro.
Ela comandava a Penitenciária do Litoral, localizada dentro de um complexo de prisão na cidade que registra os maiores índices de violência e assassinados no país, informou a Associated Press (AP).
A penitenciária tem capacidade para abrigar cerca de 9,5 mil presos e enfrenta problemas de superlotação.

Fonte