Destruída em 8 de janeiro, galeria de fotos de presidentes do Planalto ainda não foi reaberta


Presidência diz que reconstituição da galeria de imagens está em execução e que montagem será realizada em breve, mas não detalhou datas. Painel é ponto de visita do palácio. Galeria de fotos de presidentes no Planalto segue vazia após 6 meses de destruição
Destruídas na invasão de vândalos golpistas ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro, a galeria de fotos dos presidentes da República ainda não foi reaberta.
A Presidência da República afirma que reconstituição da galeria de imagens está em execução e que montagem será realizada em breve, mas não informou em que data isso irá ocorrer.
A galeria de fotos dos presidentes da República é formada por quadros com imagens de todas as pessoas que foram eleitas para exercer a Presidência da República.
Além da foto e nome, o quadro também exibe data de nascimento e também um painel com informações sobre os períodos de mandato de cada presidente.
Espaço destinado à galeria de fotos dos presidentes no Planalto segue vazio após 6 meses do 8 de janeiro
Pedro Henrique Gomes/g1
De acordo com o governo, o órgão do Palácio do Planalto responsável pela documentação história da Presidência trabalha na organização das fotos dos presidentes e das informações sobre os mandatos presidenciais cumpridos por eles.
“A reconstituição da Galeria de ex-presidentes da República está em execução. A Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República trabalha atualmente na organização das fotos e das informações e a montagem será realizada em breve”, disse a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) em respostas a questionamentos do g1.
Galeria de fotos de presidentes no Planalto está bloqueada por tapumes
A Secom foi questionada se os responsáveis pela montagem da nova galeria de fotos encontram alguma dificuldade para reunir os retratos de presidentes ou de informações, mas não respondeu ao questionamento.
A galeria
Localizado no andar térreo do palácio, o painel formado pelos retratos dos presidentes é um dos pontos de visita do Palácio do Planalto. A galeria fica exposta numa parede revestida por pedras de mármore.
A galeria de fotos dos ex-presidentes exibia fotos de todos os chefes do Executivo nacional desde Deodoro da Fonseca, presidente do Brasil entre 1889 e 1891, até o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de fotos dos ex-presidentes, a galeria também conta com a foto do atual mandatário do país. Essa imagem é a única colorida da galeria. Todas as outras são em preto e branco.
Galeria de fotos dos presidentes é atualizada, no início de 2023, com o início do governo Lula
O rol de fotografias dos presidentes passou por uma reformulação para que seja inserida a foto de Pedro Aleixo. Ele era vice-presidente de Arthur Costa e Silva. Aleixo foi impedido de assumir a Presidência da República em 1969, depois do afastamento de Costa e Silva em razão de problemas de saúde. Uma junta militar assumiu e meses depois o general Emilio Garrastazu Médici tomou posse na presidência. Pedro Aleixo teve o mandato de vice considerado extinto.
A última mudança na galeria antes da destruição pelos bolsonaristas foi realizada em 2 de janeiro, após a posse de Lula. Na ocasião, a foto colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi trocada por uma em preto e branco. Além disso, foi adicionada ao rol de imagens a fotografia colorida do petista.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *