Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) indica aumento de cinco pontos percentuais em comparação com a edição anterior da pesquisa, feita em setembro de 2023. A sensação de insegurança nas ruas durante a noite cresceu entre os brasileiros, segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28). Foi um aumento de cinco pontos percentuais em comparação com a edição anterior da pesquisa, feita em setembro de 2023.
Quase 40% dos entrevistados pelo instituto afirmaram se sentir “muito inseguros”. Os que se sentem “um pouco inseguros” são 26%, seguidos pelos “mais ou menos seguros”, com 21% e pelos “muito seguros”, 14%.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 aos entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
As mulheres se sentem mais inseguras que os homens. Apenas 12% disseram se sentir “muito seguras” ante a 17% dos homens.
Entre os homens, 33% se sentem “muito inseguros”, as mulheres são 45%.
Policial militar à paisana foi baleado por agente penitenciário, após discussão em restaurante na noite de sexta-feira (17), na Zona Oeste de São Paulo
Reprodução/TV Globo
Quando o assunto é cor, os pretos são os que mais disseram se sentir “muito inseguros”, chegando a 42%. Na sequência estão os brancos, com 40%, seguidos pelos pardos, com 38%.
A região Sudeste é a que tem maior percentual de entrevistados que se sentem “muito inseguros”, são 45%. O contraste fica com a região Sul do país, que registrou 32% neste caso.
O Datafolha também ouviu entrevistados sobre a sensação de segurança em grandes cidades e no interior. A maior parte das pessoas de regiões metropolitanas disseram se sentir “muito inseguras” nas ruas à noite, chegando a 52%; no interior foram 31%.
Fonte