Cuiabana ganha medalha de bronze em concurso nacional de cerveja | …

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Gleyci Maria cervejeira premiada

A estudante Gleyci Maria, de 26 anos, é a mais nova cervejeira premiada de Cuiabá. Com apenas um ano e meio de experiência no ramo, Gleyci faturou a medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2024. A premiação, que acontece em Blumenau (SC), condecorou a cerveja Pilsen da jovem com 93 pontos na categoria American-Style Light Lager.

Gleyci é técnica em alimentos e estudante de Ciência de Alimentos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A jovem ajudou a construir a receita da Pilsen da Cervejaria Heresia. Uma vez pronta, Gleyci submeteu ao concurso o mesmo tipo que é vendido no brewpub no bairro Cidade Alta e o resultado foi positivo.

“Eu entrei na cervejaria como estagiária, até que surgiu a oportunidade para permanecer e fomos fazendo adaptações onde achávamos necessário. O resultado foi tão gratificante para a gente porque é a cerveja que a gente vende aqui, inclusive a que mais vende. Quando eu vi a notícia do prêmio, nem tive como explicar, ainda mais por ser a única mulher à frente de uma cervejaria”, comenta.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Gleyci Maria cervejeira premiada

Partindo da Lei da Pureza Alemã, que prevê que uma cerveja é composta por água, malte, lúpulo e levedura, uma Pilsen é o equilíbrio entre o dulçor e o amargor. Por essa razão, é um dos estilos mais difíceis de acertar as proporções e o sabor.

Mesmo sendo uma fábrica pequena, a Cervejaria Heresia vende dois mil litros de Pilsen por mês, sendo o tipo responsável por 60% das vendas. A validação nacional é uma consequência do feedback positivo dos clientes do pub. O mesmo lote oferecido para a avaliação do concurso é comercializado na cervejaria.

“Como a maior parte do público ainda é consumidor de cerveja comercial, a Pilsen é a mais vendida porque é a preferida para conhecer mais das cervejas artesanais. Para nós, a medalha é ótima por conta disso”, esclarece.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Gleyci Maria cervejeira premiada

Segundo a cervejeira, ser uma mulher em um ambiente predominantemente masculino também é motivo para alçar voos mais altos no mundo da cerveja.

“Depois que eu fiz 18 anos e comecei a beber achava uma área muito interessante, porque é uma área muito masculina. Então, você estar no meio, saber e estar nas rodas é muito legal, porque é diferente. No caso da cerveja, a cerveja especial é algo que sai do tradicional”, conta Gleyci.

Para o futuro, Gleyci deseja se especializar como sommelier e explorar outras áreas do ramo para alavancar a cervejaria.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *