Em jogo marcado por confusão, expulsões e muitos gols, o Cuiabá levou a melhor e massacrou o Fortaleza no placar de 5 a 0 na noite deste domingo (16), na Arena Pantanal, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Clayson, Ramon, Jonathan Cafú, Isidro Pitta e Fernando Sobral balançaram as redes e garantiram a primeira vitória do Dourado em casa pela competição.
Com a goleada, o Cuiabá finalmente deixou a zona de rebaixamento e saltou para a 14ª colocação, agora com sete pontos somados. O Fortaleza, por sua vez, caiu para a 12ª posição, com 10 pontos.
AssCom Dourado
O jogo
Um primeiro tempo maluco e de total domínio do Cuiabá na Arena Pantanal. O time liderado pelo técnico Petit foi a campo nesta noite e controlou as ações do jogo diante do Fortaleza, que pouco fez na etapa inicial. Lutando contra a zona de rebaixamento, o Dourado não tomou conhecimento e mostrou suas credenciais logo aos dois minutos de bola rolando, quando Clayson balançou as redes.
O primeiro gol do Cuiabá surgiu após falha de Cardona na defesa. No lance, Jonathan Cafu chamou a responsabilidade, pressionou, mas a bola sobrou para o camisa 25, que pegou de esquerda e mandou firme nas redes do goleiro João Ricardo.
Aos 11, foi a vez de Ramon ampliar a vantagem do Dourado com direito a uma pintura na Arena Pantanal. O lance que originou o gol começou por uma cobrança de escanteio, que Clayson cobrou e Denilson lançou para a área. O lateral Tinga até afastou, mas o rebote caiu justamente nos pés de Ramon, que pegou de primeira para marcar um golaço no confronto.
O Fortaleza apenas assistiu o Cuiabá jogar e dominar as ações no primeiro tempo. A equipe do Ceará não agrediu o adversário e acabou levando o terceiro gol aos 36 minutos. Em uma falha bizarra de João Ricardo, Jonathan Cafú não perdoou e ampliou o marcador na Arena Pantanal.
O clima esquentou
O clima esquentou na reta final do primeiro tempo e teve confusão generalizada entre jogadores e comissão técnica das duas equipes. Tudo começou nos acréscimos, Renato Kayzer foi expulso após tentar cobrar lateral rápido e empurrar e derrubar o técnico Petit. O árbitro Jefferson Moraes aplicou cartão vermelho direto.
Na sequência, Brítez também foi expulso de campo por reclamação. O jogador levou o segundo amarelo e depois o vermelho. O clima seguiu quente e o técnico Petit também foi expulso da partida. O árbitro foi ao VAR para revisar o lance envolvendo Kayzer. Após análise, ele retirou o amarelo e aplicou o vermelho ao treinador português por ter escondido a bola no lance que gerou a confusão com o jogador do Leão.
A bola voltou a rolar e o Cuiabá aproveitou o momento nervoso dos visitantes para transformar o placar em goleada. Isidro Pitta ganhou uma disputa de bola e marcou o quarto gol do Dourado no primeiro tempo.
O Cuiabá voltou a campo para o segundo tempo e continuou controlando o jogo. A equipe mato-grossense não deu espaços para o Leão do Pici e marcou o quinto gol na partida.
O Dourado voltou a balançar as redes após a arbitragem marcar pênalti de Tinga, que bateu a mão na bola durante uma disputa com Isidro Pitta. Na cobrança, Fernando Sobral não desperdiçou e aumentou a vantagem auriverde.
AssCom Dourado
Borderô
Público total: 4.474
Renda: R$ 70.000
Agenda
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (19), às 20h (de Brasília), em jogos válidos pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O Cuiabá visita o São Paulo, no Morumbis, enquanto o Fortaleza recebe o Grêmio, na Arena Fonte Nova.