Coreia do Norte diz que EUA vão levar submarino nuclear a águas próximas da península coreana


Em documento, os norte-coreanos dizem que as ações dos EUA para introduzir recursos nucleares estratégicos na península coreana são uma chantagem nuclear contra a Coreia do Norte e os países da região. Passeata contra os EUA na Coreia do Norte
KCNA/Via Reuters
O governo da Coreia do Norte afirmou que os Estados Unidos vão levar um submarino nuclear para as águas próximas da península coreana. De acordo com os norte-coreanos, isso cria uma situação em que um conflito nuclear fica mais plausível.
A Coreia do Norte também afirma que aviões americano usados para fazer voos de reconhecimento violaram o espaço aéreo do país asiático.
Esses anúncios foram ditos em uma declaração oficial de um porta-voz do governo e divulgados pela agência de notícias oficial do governo KCNA.
No texto, os norte-coreanos dizem que as ações dos EUA para introduzir recursos nucleares estratégicos na península coreana são uma chantagem nuclear contra a Coreia do Norte e os países da região.
“Uma situação extrema na região da península coreana, algo que ninguém deseja, depende das futuras ações dos EUA, e os EUA serão totalmente responsabilizados se ocorrer qualquer situação inesperada”, diz texto.
Voos de aviões militares
O representante diz que um avião militar dos EUA pode até ser derrubado, mas a frase foi formulada de uma forma que o governo norte-coreano dá a entender que isso não seria responsabilidade dele: “Não há garantia de que um incidente chocante no qual um avião de reconhecimento estratégico das forças aéreas dos EUA seja derrubado no Mar do Leste não ocorra”.
O comunicado também cita incidentes do passado em que aviões dos EUA foram derrubados ou interceptados na região de fronteira com a Coreia do Sul. A Coreia do Norte reclama com frequência dos voos na região.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *