Em uma temporada, até 150 chegam a escalar o K2. Um dos problemas é que essas pessoas deixam muito lixo para trás. Aproximadamente 200 kg de lixo são removidos da montanha a cada semana. Homem realiza a limpeza da montanha K2, no Himalaia
Sajid Sadpara é filho de um alpinista conhecido pelos entusistas do esporte, Ali Sadpara. Além de ser ligado a uma pessoa famosa no alpinismo, ele também é conhecido por ser o homem responsável por levar o lixo do K2, a 8614 metros de altitude.
O K2 é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do Monte Everest, e fica entre a China e o Paquistão. Apesar de ser mais baixo, a escalada do K2 é tida como a mais difícil — o clima é mais severo, e a subida é tecnicamente mais complexa.
Ainda assim, em uma temporada, até 150 chegam a escalar o K2. Um dos problemas é que essas pessoas deixam mito lixo para trás.
Aproximadamente 200 kgs de lixo são removidos da montanha a cada semana. Esse lixo é composto por objetos descartáveis, equipamentos danificados, embalagens e garrafas vazias.
Tirando o lixo do K2
Sajid não retira o lixo do K2 sozinho. Ele tem uma equipe para isso.
Eles removem o lixo da montanha durante suas expedições de escalada. O lixo é coletado manualmente e transportado de volta para áreas mais baixas da montanha, onde pode ser posteriormente descartado de maneira apropriada.
Ali Sadpara, o pai de Sajid, escalou várias montanhas de mais de 8.000 metros de altura. Ali Sadpara também escalou o K2 e desapareceu durante uma expedição na montanha em 2021. A remoção do lixo do K2 é uma homenagem que Sajid presta a seu pai e uma maneira de preservar o ambiente natural que ambos amavam.
Fonte