Confira onde vai fazer frio com possibilidade de geada nesta 4ª

A quarta-feira ainda será mais um dia de tempo seco no centro-sul do país, assim como no sul de Rondônia, sul do Tocantins e partes da Bahia, sob efeito da massa de ar seco.

Além disso, a expectativa ainda é de frio com potencial para eventual ocorrência de geadas fracas desde os pontos mais altos do Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais.

Enquanto isso, a chuva expressiva se destaca no Norte do Brasil com volumes entre 20 e 60 milímetros no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá devido a atuação das instabilidades tropicais.

Previsão para o restante da semana

tempo clima neblina - frente fria e nebulosidade, geada na região sul

Nos próximos dias. pouca coisa deve mudar no país, ainda com atuação da massa de ar seco e frio no centro-sul. Com relação ao frio, aos poucos vai perdendo intensidade e diminui o potencial para ocorrência de geadas até mesmo nas áreas altas do Sul e do Sudeste. Ainda que iniciem os dia com temperaturas amenas.

De modo geral, áreas produtoras podem até registrar temperaturas amenas como no café do sul de Minas Gerais, mas não há riscos para prejuízos. O tempo seco ainda vai ser destaque do Rio Grande do Sul ao sul do Ceará nos próximos dias. Dessa forma, vai beneficiar o andamento das atividades de campo. No entanto, acende o alerta para o aumento das queimadas devido a diminuição da água disponível no solo deixando a vegetação seca.

Tem previsão de chuva até o dia 22 de maio em áreas mais ao norte do Brasil. Com volumes significativos desde o Amazonas até o Maranhão, com acumulados entre 40 e 150mm, ressaltando que os maiores volumes devem cair em Roraima. Além disso, não é descartado o risco para transtornos como enchentes e erosão do solo.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *