Quando pensamos em vampiros, horror gótico e a atmosfera sombria de clássicos do cinema, uma esponja marinha animada dificilmente vem à mente. Mas para o diretor Robert Eggers, a ponte entre seu novo filme de terror, Nosferatu, e o icônico desenho Bob Esponja não só existe, como também é digna de reconhecimento.
Durante a estreia do aguardado remake em Los Angeles, Eggers reconheceu, com um misto de humor e nostalgia, que, para muitos jovens, o primeiro encontro com o vampiro Nosferatu aconteceu nos corredores do Siri Cascudo, ajudando o icônico vampiro a seguir influente até hoje. Confira o momento em que Eggers fala sobre Bob Esponja:
Director Robert Eggers thanks SpongeBob for introducing younger people to #Nosferatu pic.twitter.com/HQgmQ4WEMR
— The Hollywood Reporter (@THR) December 13, 2024
“Sim, eu conhecia essa referência do Bob Esponja,” admitiu Eggers ao The Hollywood Reporter. “Quando eu era criança, existia Muppet Babies, que mostrava pequenos clipes de filmes clássicos, como o Fantasma da Ópera com Lon Chaney e algumas versões antigas de Cyrano de Bergerac. Essas memórias infantis me levaram a descobrir essas obras de verdade mais tarde.”
Relembre a aparição de Nosferatu em Bob Esponja
O momento ao qual Eggers se referia acontece em um dos episódios mais memoráveis de Bob Esponja: as luzes misteriosamente se apagam e acendem na lanchonete do Seu Siriguejo, e ao final, o culpado é revelado — uma imagem de Nosferatu sorrindo de maneira assustadora. Um susto inesperado e hilário, que fez com que uma nova geração entrasse em contato com o vampiro alemão do cinema expressionista sem perceber.
Nicholas Hoult, que também está no elenco, não conteve a diversão ao saber do vínculo improvável entre Nosferatu e Bob Esponja. “Não vi esse episódio, mas preciso assistir. Acho incrível que essa seja a introdução de tantas pessoas ao personagem. Agora, com esse filme, podemos revisitar o mito de uma forma totalmente nova.”
Nosferatu: nova versão promete ser a mais sombria da história
Essa versão de Eggers promete algo muito mais visceral do que uma piada animada. Interpretado por Bill Skarsgård, o novo Nosferatu é uma criatura envolta em mistério, cuja imagem foi cuidadosamente escondida dos materiais promocionais. Como Skarsgård comentou, a preparação para dar vida ao personagem foi intensa e pessoal. “Você tem uma relação íntima com o filme enquanto está filmando. Quando é lançado, ele deixa de ser seu e passa a ser do mundo,” refletiu o ator.
A história de Nosferatu, o vampiro inspirado em Drácula, remonta a 1922, quando o diretor alemão F. W. Murnau lançou o icônico filme mudo. A figura de Count Orlok, com sua postura encurvada, dedos alongados e olhar ameaçador, se tornou uma das imagens mais impactantes da história do horror. Eggers, conhecido por seus filmes A Bruxa e O Farol, agora traz sua interpretação sombria e meticulosa dessa lenda do cinema, com Lily-Rose Depp e Emma Corrin completando o elenco.
A pré-estreia no final de dezembro traz ainda outro contraste inesperado: um filme de terror gótico sendo lançado na data mais festiva do ano. Eggers brincou com a situação, convidando famílias a comparecerem: “Definitivamente, levem toda a criançada. Quanto mais novos, melhor!” Só não espere ver o Bob Esponja no longa-metragem, certo?