Como Bob Espona ajudou Nosferatu a ganhar um novo filme? Entenda conexão

Quando pensamos em vampiros, horror gótico e a atmosfera sombria de clássicos do cinema, uma esponja marinha animada dificilmente vem à mente. Mas para o diretor Robert Eggers, a ponte entre seu novo filme de terror, Nosferatu, e o icônico desenho Bob Esponja não só existe, como também é digna de reconhecimento.

Durante a estreia do aguardado remake em Los Angeles, Eggers reconheceu, com um misto de humor e nostalgia, que, para muitos jovens, o primeiro encontro com o vampiro Nosferatu aconteceu nos corredores do Siri Cascudo, ajudando o icônico vampiro a seguir influente até hoje. Confira o momento em que Eggers fala sobre Bob Esponja:

“Sim, eu conhecia essa referência do Bob Esponja,” admitiu Eggers ao The Hollywood Reporter. “Quando eu era criança, existia Muppet Babies, que mostrava pequenos clipes de filmes clássicos, como o Fantasma da Ópera com Lon Chaney e algumas versões antigas de Cyrano de Bergerac. Essas memórias infantis me levaram a descobrir essas obras de verdade mais tarde.”

Relembre a aparição de Nosferatu em Bob Esponja

O momento ao qual Eggers se referia acontece em um dos episódios mais memoráveis de Bob Esponja: as luzes misteriosamente se apagam e acendem na lanchonete do Seu Siriguejo, e ao final, o culpado é revelado — uma imagem de Nosferatu sorrindo de maneira assustadora. Um susto inesperado e hilário, que fez com que uma nova geração entrasse em contato com o vampiro alemão do cinema expressionista sem perceber.

Nicholas Hoult, que também está no elenco, não conteve a diversão ao saber do vínculo improvável entre Nosferatu e Bob Esponja. “Não vi esse episódio, mas preciso assistir. Acho incrível que essa seja a introdução de tantas pessoas ao personagem. Agora, com esse filme, podemos revisitar o mito de uma forma totalmente nova.”

Nosferatu: nova versão promete ser a mais sombria da história

Essa versão de Eggers promete algo muito mais visceral do que uma piada animada. Interpretado por Bill Skarsgård, o novo Nosferatu é uma criatura envolta em mistério, cuja imagem foi cuidadosamente escondida dos materiais promocionais. Como Skarsgård comentou, a preparação para dar vida ao personagem foi intensa e pessoal. “Você tem uma relação íntima com o filme enquanto está filmando. Quando é lançado, ele deixa de ser seu e passa a ser do mundo,” refletiu o ator.

A história de Nosferatu, o vampiro inspirado em Drácula, remonta a 1922, quando o diretor alemão F. W. Murnau lançou o icônico filme mudo. A figura de Count Orlok, com sua postura encurvada, dedos alongados e olhar ameaçador, se tornou uma das imagens mais impactantes da história do horror. Eggers, conhecido por seus filmes A Bruxa e O Farol, agora traz sua interpretação sombria e meticulosa dessa lenda do cinema, com Lily-Rose Depp e Emma Corrin completando o elenco.

A pré-estreia no final de dezembro traz ainda outro contraste inesperado: um filme de terror gótico sendo lançado na data mais festiva do ano. Eggers brincou com a situação, convidando famílias a comparecerem: “Definitivamente, levem toda a criançada. Quanto mais novos, melhor!” Só não espere ver o Bob Esponja no longa-metragem, certo?



Fonte