Respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, o comércio em geral de rua e shoppings não funcionarão nos feriados de Natal e 1º de janeiro (Ano Novo). No entanto, as lojas devem abrir com horário estendido às vésperas dos respectivos feriados para atender os consumidores que estiverem em compras.
Nos dias 24 e 31 de dezembro, as lojas de rua podem atender até às 20h. Já para as empresas comerciais localizadas nos shoppings, o funcionamento será das 10h às 18h.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que as datas comemorativas estão entre as cinco em que o comércio, de modo geral, está proibido de funcionar. “As medidas constam na Convenção Coletiva de Trabalho que abrangem os dois municípios. Para os demais municípios do estado, recomendamos que sejam observadas as CCTs das respectivas cidades”.
Reprodução
Para ter acesso às CCTs, clique AQUI.
Com relação aos supermercados, a assessoria jurídica da Fecomércio-MT afirma que não haverá funcionamento das atividades nos feriados. Já os restaurantes não trazem proibição para o seu funcionamento, assim como as atividades consideradas essenciais, como de farmácias, por exemplo.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior (Verdão). A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.