Com dois alertas distintos, a semana em Mato Grosso vai ser quente e seca, devido à queda na umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios como Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá) podem ter umidade máxima nos 65%, mas na Capital, por exemplo, a tendência é que fique cada vez mais seco. Além disso, a temperatura pode chegar a até 40º C em algumas cidades.
Segundo informações, a região norte do estado pode esperar chuva intensas, que atinjam cerca de 50mm por dia, assim como fortes rajadas de vento. O alerta de onda de calor, por sua vez, pode ocasionar tempo mais quente e, consequentemente, mais seco.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Para a Cuiabá, a previsão é de que a máxima fique entre os 37°C e 39°C, com poucas nuvens e sem chuvas até o final de semana. Já a umidade abaixa, mantendo a máxima de 80% e mínima de 25%.
Em Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá), a onda de calor também pesa na intensidade. A partir de quarta-feira (1), as máximas permanecerão nos 40°C.
Já na região com alerta de chuvas, o município de Alta Floresta (a 789 km de Cuiabá) possui previsão de chuvas até a quinta-feira (2). A temperatura, por outro lado, permanece alta, com máximas entre 37°C e 39°C.
Em casos de extremos de calor, é recomendável a ingestão de líquidos e não fazer exercício físico nos horários mais quentes. Já nas regiões chuvosas, a Defesa Civil recomenda não utilizar os equipamentos eletrônicos ligados à alimentação em vista da possibilidade de descargas elétricas.