A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou, nesta quarta-feira (15), o pedido do Cuiabá e de mais 14 clubes e suspendeu o Campeonato Brasileiro por duas rodadas, a partir do próximo final de semana, em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul. A articulação partiu do Grêmio, Internacional e Juventude, times do Rio Grande do Sul que estão na elite do futebol e são os principais afetados com o desastre.
Por meio de nota, a CBF ressalta o poder social que o esporte possui e que, por isso, não poderia haver a coalisão e dar continuidade ao futebol em meio a tragédia.
“Não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, diz a nota.
Rodrigo Coca/Corinthians
Dos 20 times da Série A, apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, RB Bragantino e São Paulo ficaram do lado oposto da maioria.
Se não houver mudança, o Brasileirão volta em 1º de junho, na 9ª rodada. Vale ressaltar que, na próxima semana, há confrontos pela Copa do Brasil – e a CBF não suspendeu a competição.
- Os clubes que pediram a suspensão da competição são:
- (1) Atlético Clube Goianiense;
(2) Atlético Mineiro SAF;
(3) Club Athletico Paranaense;
(4) Criciúma Esporte Clube;
(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;
(6) Cuiabá EsporteClube SAF;
(7) Esporte Clube Bahia SAF;
(8) Esporte Clube Juventude;
(9) EsporteClube Vitória;
(10) Fluminense Football Club;
(11) Fortaleza Esporte Clube;
(12) Grêmio Football Porto Alegrense;
(13) SAF Botafogo;
(14) Sport ClubInternacional;
(15) Vasco da Gama SAF.