Reprodução/ Redes sociais
O deputado estadual Gilberto Cattani e o deputado deferal José Medeiros, ambos do PL, publicaram nas redes sociais um vídeo pedindo ajuda via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro, com a justificativa de que ele está sofrendo perseguição e precisa de apoio financeiro, por estar pagando muitas multas. O vídeo foi publicado pelos dois parlamentares nesse sábado (24).
“Vocês já devem ter visto algum vídeo aí, onde consta o CPF do Bolsonaro e o Pix para que você possa ajudar. Mas por que, Medeiros, os patriotas estão pedindo para que o Bolsonaro seja ajudado nesse momento?”, começa o vídeo Cattani, questionando e passando a palavra a seguir para Medeiros.
“Principalmente porque vocês sabem ele [Bolsonaro] está sendo perseguido e há um claro objetivo de lapidar a sua subsistência. É uma multa atrás da outra, em cima da outra, e a gente precisa dar essa força para o presidente. Você põe o CPF dele lá, que está no Pix, confere, e deu Jair Bolsonaro, manda bala. Qualquer quantia que você puder ajudar, porque os bolsonaristas estão sendo, de fato, perseguidos de todas as maneiras”, afirma Medeiros.
Na publicação, algumas pessoas já comentaram que estão fazendo as doações. “Já fiz meu pix logo de manhã, para cima deles capitão”, disse um deles. “Já doei 200 reais para o meu Presidente e sexta feira vou doar mais 200 e bora pra cima, ajudar o nosso Presidente Bolsonaro!”, escreveu outra apoiadora.
Há também pessoas que estavam com medo de ser golpe, mas que afirmaram que agora que os parlamentares falaram irá fazer o Pix. “Se esses dois deputados falaram, ‘tá’ falado. Tava com medo que fosse golpe. Agora vou fazer o pix”, comentou. Há ainda quem está relacionando o Pix ao voto: “Já confirmei meu voto, digo, fiz o pix”, disse um. Embaixo, uma internauta emendou: “Bem isso, aqui em casa fiz de três contas diferentes, 2 reais o que eu tinha, mas são três CPF, três votos”, disse.
Reunião da direita
Cattani e Medeiros estão juntos em viagem pela região oeste de Mato Grosso, durante este fim de semana, quando estão sendo realizadas reuniões entre lideranças de direita para avaliar o atual cenário político e a organização dos movimentos conservadores para disputa das eleições de 2024 e 2026.
“A direita está se reorganizando em Mato Grosso e em todo o país. Conversei com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a importância dessa organização para as eleições do próximo ano. O PL já está elaborando uma agenda de viagens para o Bolsonaro participar de encontros em todo o país, inclusive em nosso estado. Bolsonaro sabe que as eleições de 2026 passam pela de 2024 e que precisamos eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores no próximo ano. Assim, a direita vai derrotar a esquerda e acabar com o desgoverno petista”, disse Medeiros, que vem participando de eventos promovidos por diversos grupos da direita no estado.
Além de Cattani e Medeiros, também participam de encontro os deputados estaduais Cláudio Ferreira (PTB) e Faissal Calil (Cidadania), e o deputado federal Abílio Júnior (PL).
No último final de semana, parlamentares de direita participaram de uma reunião com o Grupo 100% Conversador em Rondonópolis. No início do mês, o encontro de mulheres do PL com Michelle Bolsonaro reuniu militantes de direita de todo o estado. No mês passado, o movimento de direita de Pedra Preta realizou duas grandes reuniões.
Em março deste ano, Bolsonaro participou virtualmente de um encontro de conservadores de Cuiabá.