O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, atraiu para si uma enxurrada de críticas após ter elogiado o presidente da República Lula (PT) declarando não haver comparação entre o petista e seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) Veja Abaixo. Diante deste cenário, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), autodeclarado bolsonarista, disse que a opinião de Valdemar deve ser respeitada, entretanto, classificou Lula com “marginal”.
Thaís Fávaro
“[Recebi] com espanto. Essa situação é muito simples, cada um tem uma opinião. A opinião do Valdemar é dele, expressa a hora que ele quiser, da maneira que ele quiser, e ninguém pode falar nada sobre isso. A minha opinião é diferente da dele”, disse Cattani, ao .
A fala de Valdemar não caiu bem na direita e teve de esclarecer sua entrevista ao jornal O Diário, de Mogi das Cruzes. O liberal usou suas redes sociais para dizer que estava sendo atacado por inverdades e salientou que não havia feito uma avaliação de governo, mas sim, de engajamento social: Lula tem popularidade e força política, demonstrado quando elegeu Dilma Rousseff, e Bolsonaro, tem um carisma avassalador.
De acordo com Cattani, Lula não merece elogios por sua atuação e sim, críticas. Por isso, fez ataques e lembrou investigações e processos por supostos atos de corrupção.
No entanto, Lula teve sua condenação anulada após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a suspeição do então juiz-federal Sérgio Moro. No total de 11 processos, Lula foi absolvido em três enquanto oito das acusações prescreveram, foram suspensas, arquivadas ou encerradas de vez por erros processuais. Alguns deles: falta de provas, uso de elementos “contaminados” pela suspeição do magistrado.
“A minha opinião é de que o Lula é um marginal, uma pessoa que esta envolvida em todos os escândalos de corrupção desse país. Descondenado pelos seus amigos, na verdade, e não merece nenhum elogio. Deveria estar na cadeia pagando pelos seus crimes, essa é a minha opinião. A opinião do Valdemar, é a opinião dele, não sou eu que vou julgar”, completou Cattani.
Bolsonaro também avaliou as falas de Valdemar. Entende que pode haver uma implosão no partido, que adotou para si o posto de opositor fiel da gestão petista.