Camarotti: Lula pediu ‘acordo equilibrado’ entre Mercosul e União Europeia em cúpula de Bruxelas

Presidente da República está na Bélgica nesta segunda-feira (17) para participar de encontro entre UE e Celac; veja comentário no Bom Dia Brasil. Gerson Camarotti sobre a Celac: ‘Todo o movimento do Brasil a partir de agora é fazer uma negociação franca’
Gerson Camarotti falou no Bom Dia Brasil sobre a ida do presidente Lula a uma cúpula em Bruxelas que reúne representantes da União Europeia e da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos). Lula falou, no país, que quer um “acordo equilibrado” para os dois centros. E para o comentarista, o presidente usará o assunto ambiental para conseguir viabilizar um acordo.
“O que você tem quando o Lula fala em acordo equilibrado? Você teve essas novas exigências recentes colocadas pela União Europeia, e isso incomodou muito o Brasil e os países do Mercosul. Duas questões: compras governamentais, (…) e exigências e sanções em relação a cláusulas ambientais. Esses dois pontos são considerados fundamentais pelo Brasil para resolver esse impasse”, explicou o jornalista.
Para Camarotti, a aproximação da UE com a Celac tem um motivo claro: a aproximação da China dos países latinos, algo que ameaçaria os negócios com os países europeus.
“Todo movimento do Brasil a partir de agora é fazer uma negociação franca, direta, e esse tipo de pressão, porque você tem por parte da China uma ação cada vez maior na América do Sul, e isso preocupa a União Europeia”, analisou.
Veja o comentário completo no vídeo acima.
LEIA MAIS:
Lula diz em Bruxelas que o Brasil vai cumprir sua parte na questão climática
O que esperar da viagem de Lula à cúpula entre Celac e União Europeia
Assista às reportagens do Bom Dia Brasil:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *