Manter o legado dos videogames vivo é um dever que muitas empresas, assim como os jogadores, devem honrar. Apesar de boa parte das grandes publishers não terem esse comprometimento, alguns fãs por aí fazem acontecer nos bastidores com recursos bastante limitados — mas com muita vontade. Todo método de preservação é bem-vindo!
Houve uma época de ouro no Brasil entre os anos de 1990 e 2000 onde muitas crianças e adolescentes se divertiam com aqueles jogos de CD-ROM que eram vendidos em revistas nas bancas de jornais — que hoje, infelizmente, foram extintos por conta do avanço da tecnologia. Bom, graças a um fã do seguimento, muitos jogadores podem reviver boas memórias da época nos dias de hoje.
O responsável por manter o legado dos jogos de CD-ROM, como Coelho Sabido, Imaginemos, Resgate dos Bichos e tantos outros, é o criador de conteúdo Vinícius “Vinizinho” Garcia, que elaborou um projeto para preservar esses clássicos em um site com acesso gratuito ao público.
Conheça o projeto que preserva o legado dos jogos de CD-ROM no Brasil
O projeto, que começou em 2020, visa manter o legado desses jogos em CD-ROM que tornaram-se obsoletos nos dias atuais. Ao todo, Vinizinho já conseguiu encontrar mais de 300 jogos esquecidos no tempo com a ajuda de diversos entusiastas.
“Em 2020 comecei a procurar esses jogos, torná-los publicamente disponíveis, catalogar tudo que é conhecido sobre eles e gravar gameplays completos dos que estivessem à disposição”, explica Vinizinho no site oficial do projeto. “É uma tarefa enorme, porém, graças ao esforço voluntário e colaborativo de dezenas de pessoas, mais de 300 jogos obscuros já foram encontrados. Como os jogos infantis são os mais difíceis de se encontrar, eles têm sido o foco do esforço até agora”.
Certamente, você pode acessar o site do projeto e baixar quantos jogos quiser para reviver boas lembranças da infância. Possui algum CD-ROM perdido em alguma gaveta por aí? Saiba que também é possível colaborar com a empreitada — basta entrar em contato com Vinizinho através deste link. Se quiser conhecer o canal do criador no YouTube, o link é este!
O que achou do projeto de Vinizinho de manter vivo o legado dos jogos em CD-ROM? Comente nas redes sociais do Voxel suas melhores lembranças com os games do nicho!