'Boric x Lula' representa a nova esquerda versus a velha esquerda

A esquerda mais antiga, que remonta a Guerra Fria, tinha como farol o anti-imperialismo americano. Boric, que representa um novo momento, possui uma outra visão. Octavio Guedes: ‘Boric x Lula’ é nova esquerda versus a velha esquerda
Considerados dois grandes líderes de esquerda na America do Sul, Lula e o presidente do Chile, Gabriel Boric, têm se posicionado de forma diferente em alguns pontos, como a guerra na Ucrânia e a Venezuela. Essas divergências são características do conflito entre a nova e a velha esquerda.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A esquerda mais antiga, que remonta a Guerra Fria, tinha como farol o anti-imperialismo americano. Ao colocar o conflito na Ucrânia com as lentes da Guerra Fria, faria certo sentido dar razão à Rússia, já que Moscou representa uma oposição ao imperialismo dos Estados Unidos.
Parte da esquerda e do PT continuam mantendo alguns conceitos que remetem à Guerra Fria e ao anti-imperialismo americano. Já Boric vem com outra ideia, tendo se posicionado contra a Rússia, por exemplo, na invasão à Ucrânia.
Como Lula não pode chamar Boric de reacionário, imperialista ou lambe-botas, o presidente brasileiro prefere chamá-lo de “jovem”. Nesta quarta-feira (19), o petista afirmou que o líder chileno é “sequioso [sedento] e apressado”.
Lula fez o comentário após Boric defender uma postura mais firme da América do Sul contra a guerra da Ucrânia. O presidente brasileiro acrescentou que não precisa concordar com Boric.
Boric e Lula também discordam em relação ao regime de Nicolás Maduro. Enquanto Lula já disse ser contra “muita ingerência” nas tratativas para a resolução dos problemas políticos da Venezuela, Boric é um crítico das violações de direitos humanos no país.
Com 88 anos, José Mujica, ex-presidente do Uruguai e amigo de Lula, também condena a ditadura da Venezuela. Enquanto isso, o presidente brasileiro prefere criticar as sanções impostas pelos Estados Unidos ao governo de Maduro.
O fato é que criticar as sanções contra a Venezuela é uma coisa. Achar que ficar do lado de Maduro só por estar contra os Estados Unidos é outra: coisa de Guerra Fria.
LEIA TAMBÉM
As diferenças entre avanço da esquerda na América Latina e ‘onda rosa’ de duas décadas
O presidente ‘linha-dura’ que virou um dos líderes mais populares do mundo nas redes
Lula diz que é preciso punir quem transmite ódio e compara envolvidos em suposta de agressão contra Moraes a ‘animais selvagens’
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte

One thought on “'Boric x Lula' representa a nova esquerda versus a velha esquerda

  1. You are actually a just right webmaster. This website loading velocity is incredible.

    It seems that you’re doing any unique trick. Furthermore, the contents are masterwork.
    you have performed a wonderful job on this matter!
    Similar here: sklep online
    and also here: Ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *