Avanços e desafios para safra de arroz: CONFIRA

A safra de arroz deste ano tem apresentado avanços e desafios em diferentes regiões do país, de acordo com informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, por exemplo, a colheita está mais adiantada, com cerca de 50% das lavouras já colhidas, porém as perdas são significativas devido à estiagem enfrentada na região. Já na região Sul, a colheita está mais atrasada, com 35% da área colhida, mas com melhores produtividades.

Em Santa Catarina, 69% da área semeada já foi colhida e as lavouras em maturação totalizam 27%. A produtividade varia de acordo com a disponibilidade de irrigação ao longo do ciclo, mas, de modo geral, 95% das lavouras estão boas, 4% médias e apenas 1% ruins. Em Goiás, a colheita avança, principalmente, no Leste, sendo finalizada em São Miguel do Araguaia. Já no Maranhão, as lavouras de sequeiro se encontram em boas condições, com a colheita iniciada nas regiões da Baixada Maranhense e do Médio Mearim, enquanto as demais áreas permanecem entre os estágios fenológicos de desenvolvimento vegetativo e maturação.

Por fim, no Mato Grosso, a colheita alcançou 21,5% e o clima favorável tem contribuído para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da cultura, resultando em uma produtividade elevada. Em geral, a safra de arroz deste ano apresenta variações nas diferentes regiões do país, com desafios como a estiagem no RS e bons resultados em outras áreas. A Conab continuará acompanhando o andamento da safra e divulgando informações atualizadas sobre a produção de arroz no Brasil.

A tabela a seguir, apresenta dados relevantes sobre a colheita de diferentes estados brasileiros em comparação ao ano passado e às semanas anteriores. É possível observar que a situação da colheita varia consideravelmente entre as regiões, com alguns estados apresentando significativas diferenças em relação ao ano anterior

Tocantins, por exemplo, apresentou um aumento no ritmo da colheita de 13% em relação ao ano passado. O Maranhão, por sua vez, teve um crescimento de 1% para 4% no mesmo período. Já o Mato Grosso teve uma queda na colheita em relação ao ano passado, passando de 34% para 21,5% nesta semana.
Outro destaque na tabela é o estado de Goiás, que apresentou uma recuperação significativa na última semana, passando de 20% para 61% da colheita. Santa Catarina também apresentou um aumento na colheita, passando de 65% para 69%.

Já o Rio Grande do Sul apresentou um crescimento de 34% para 55%, mas ainda abaixo dos 53% registrados no ano anterior. No geral, a tabela mostra que a colheita de arroz no Brasil está em andamento, com diferenças significativas entre os estados.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *