O assassinato da idosa Horaide Bueno Stringuini, de 84 anos, gerou comoção entre as lideranças políticas de Mato Grosso. A senadora Margareth Buzetti (PSD), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e a deputada federal Coronel Fernanda (PL) usaram as redes sociais para lamentar a tragédia e cobrar leis mais severas. O crime ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (28), no bairro Despraiado, em Cuiabá
O suspeito foi preso nesta sexta-feira (29), em flagrante. Ao confessar, ele alegou que estaria sob efeitos de drogas. O celular da vítima teria sido vendido por R$ 50 para comprar mais entorpecentes
A senadora Margareth Buzetti descreveu o crime como bárbaro e cobrou do Legislativo Estadual sensibilidade e aprovação do Projeto de Lei do pacote anti-feminicídio, projeto torna o feminicídio um crime autônomo e prevê outras medidas para prevenir e coibir a violência contra a mulher e de autoria de Margareth.
“Até quando seremos obrigadas a testemunhar esses atos covardes? Escancaro aqui mais uma vez minha revolta, porque estamos lutando para evitar crimes hediondos, como esse! Os escrúpulos estão cada vez menores. Espero que os deputados tenham sensibilidade e aprovem meu Projeto de Lei do pacote anti-feminicídio, que já está na Câmara. É urgente a mudança no código penal brasileiro!”, escreveu ela.
Nos comentários da publicação a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes respondeu que a mudança é urgente e voltou a defender prisão perpétua. “É urgente essa mudança senadora, aproveito para pedir esforço para que a gente coloque a prisão perpétua em pauta. Não dá para aceitar essa crueldade que vem acontecendo. Meus sentimentos aos familiares”, comentou Virginia.
Em sua publicação Janaina também comprou penas mais duras. “Estuprada e assassinada aos 84 anos de idade. E ainda dizem que falar em pena de morte é um exagero. Meus sentimentos a família da Dona Horaide. Quantas de nós, terão de morrer pra que algo seja feito? Quantas de nós serão estupradas?”, indagou a deputada.
A Coronel Fernanda reforçou a brutalidade do ocorrido e pediu justiça. Ëm plena sexta-feira santa e nos deparamos com uma notícia monstruosa como essa. Uma Senhora de 84 anos é assaltada, estuprada e brutalmente assassinada em Cuiabá. Não tenho palavras para descrever o sentimento de revolta que sinto neste momento. Que a justiça seja feita e que esse assassino não saia impune desse crime cruel. Peço a Deus que console o coração de todos os familiares e amigos neste momento de dor”, publicou.
O caso
O corpo da idosa foi encontrado sobre a cama da sua casa, seminua, apresentando sinais de violência sexual, com duas perfurações no tórax, causadas por arma branca. Posteriormente, a faca utilizada no crime foi encontrada em um terreno ao lado da residência da vítima. Identificado como Adriano João Batista de Souza, o autor confesso teria vendido o celular roubado da vítima pelo valor de R$50 para comprar entorpecentes.
Familiares informaram que a vítima residia sozinha e que um neto havia falado com ela por volta das 07h30, indicando que o crime, ocorreu após esse horário.