As taxas de juros dos EUA podem ter atingido o pico? Aqui está o que os 10 anos estão sinalizando

Os EUA têm estado em uma montanha-russa ultimamente, mas há um motivo para considerar a possibilidade de que os rendimentos tenham atingido o pico. O curinga é o Federal Reserve, é claro. A questão crítica: as decisões políticas do Fed nos próximos meses entrarão em conflito ou se alinharão com os sinais emergentes de que as taxas parecem se manter mais ou menos estáveis, se não cair, em relação aos níveis atuais?

Do ponto de vista técnico, o benchmark continua a ser negociado em uma faixa. O último aumento atingiu o pico de 4,08% em 2 de março, ligeiramente abaixo do pico anterior em outubro. O fracasso do mercado em atingir novas máximas implica que vimos as máximas deste ciclo.

Gráfico diário UST10Y

O Fed, é claro, pode forçar taxas mais altas e, portanto, recomenda-se cautela enquanto o banco central permanecer hesitante sobre quanto progresso fez em seus esforços para domar. Na verdade, o relatório de inflação ao consumidor de fevereiro de ontem sugere que a pressão sobre os preços continua diminuindo. A queda é mais fraca do que o Fed gostaria, mas no momento o viés ainda aponta para o lado negativo. Na medida em que o viés de baixa persiste, mesmo que fracamente, há suporte para pensar que a taxa de 10 anos atingiu o pico.

CPI e Core CPI de 2003-2023

CPI e Core CPI de 2003-2023

Essa também é a visão baseada no modelo de valor justo do CapitalSpectator.com para o rendimento de 10 anos, que continua refletindo uma estimativa mais baixa em relação ao rendimento de mercado.

Rendimento do Tesouro de 10 anos vs.  Média de 3 estimativas de modelo de valor justo

Rendimento do Tesouro de 10 anos vs. Média de 3 estimativas de modelo de valor justo

A atualização de hoje estima o valor justo para a taxa de 10 anos em 2,77% para fevereiro, ou bem abaixo da taxa de mercado atual: 3,64% em 14 de março. O modelo pode estar errado, é claro. Na verdade, geralmente é. Mas os erros têm um histórico de variação aleatória em torno da taxa real de 10 anos, o que implica que a lacuna atual, que é extraordinariamente ampla, logo diminuirá. Por sua vez, isso sugere que a taxa de mercado atual cairá, a estimativa do modelo aumentará, ou ambos, no curto prazo.

Rendimento do Tesouro de 10 anos menos estimativa do valor justo médio

Rendimento do Tesouro de 10 anos menos estimativa do valor justo médio

Minha opinião é que a maior parte do estreitamento do spread será suportada por um rendimento de mercado mais baixo. Isso se baseia na suposição de que a inflação continuará diminuindo e o crescimento econômico permanecerá relativamente moderado, na melhor das hipóteses.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *