A tese de uma eleição polarizada entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro – cantada pelos dois lados antes da disputa municipal deste ano – não se confirmou.
O fim do segundo turno, aliás, foi marcado pela derrota de ambos no maior colégio eleitoral do país, a cidade de São Paulo. Ao fim, nem Lula, nem Bolsonaro saíram vitoriosos das eleições municipais.
O ex-presidente da República, por sinal, jogou fora uma vitória que poderia ser atribuída a ele também. Bastava ter se engajado na campanha do prefeito reeleito Ricardo Nunes. Ao não fazê-lo, abriu espaço para o crescimento da sua criatura, o governador Tarcísio Gomes de Freitas.
Lula, do seu lado, jogou todas as suas fichas no início da candidatura de Guilherme Boulos. Até trabalhou por ela no primeiro turno, mas foi deixando o envolvimento de lado e passando a prever a derrota do deputado do PSOL.
TSE e PF consideram que 2° turno foi tranquilo, com número baixo de ocorrências
O presidente da República pode dizer que teve uma vitória importante em Fortaleza contra Bolsonaro, onde realmente ocorreu uma polarização.
Perdeu, no entanto, nas outras três capitais em que estava disputando: Cuiabá, Natal e Porto Alegre.
Já Bolsonaro perdeu em Fortaleza, em Goiânia (onde se envolveu pessoalmente e esteve presente na votação do segundo turno), em Belo Horizonte, Curitiba e Niterói.
No segundo turno, o PL elegeu seis prefeitos e o PT, quatro. Em capitais, o PL elegeu dois dos nove em disputa. O PT, um dos quatro em disputa.
Centro e direita saem vencedores
A vitória no segundo turno acabou ficando com PSD e MDB – os mesmos que já tinham saído na frente no primeiro turno das eleições de 2024.
Das 51 cidades em disputa, o PSD conquistou nove, sendo duas importantes capitais, Belo Horizonte e Curitiba. MDB venceu em sete cidades, sendo três capitais: São Paulo, Porto Alegre e Belém.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, sai também como vitorioso da eleição. Ganhou de Bolsonaro em Belo Horizonte, por exemplo, onde o ex-presidente quis impor uma derrota a ele.
Diante do avanço de Kassab sobre o controle das forças políticas de centro, Bolsonaro elegou o presidente do PSD como um dos principais inimigos nesta eleição. A vitória, até aqui, está do lado de Kassab.
Eleições 2024: veja o mapa dos partidos dos prefeitos eleitos nas capitais do país
Fonte