Allan Kardec descarta militarização de escolas da rede municipal em Cuiabá | …

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), Allan Kardec (PSB),    rechaçou qualquer possibilidade das escolas municipais da Capital serem militarizadas a partir do próximo ano, caso o  presodente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União Brasil)  obtenha êxito nas eleições de outubro deste ano. Segundo ele, o modelo projetado é Escola Plena.

Gabriel Rodrigues

Allan Kardec secretário da Seciteci

Kardec tem reduto eleitoral no setor educacional  e atuou como mediador durante a apresentação do Plano de Governo da Educação, de Botelho, na sede do União Brasil, na semana passada. Em conversa com a imprensa, foi questionado quanto a viabilidade de levar o modelo de escolas cívico-militar  adotado pelo Estado ao Município, diante da  sintonia  do grupo político.

“O Município não tem nenhum debate e não vai ter nenhum debate com relação a escolas militares. As escolas militares começam a atender a partir do 6º ano e a educação municipal [segue] sem possibilidade de ter implantação de escolas militares”, declarou.

Segundo ele, a meta de Botelho e de seus aliados  é levar à rede municipal o modelo de Escola Plena, que na prática, funciona de maneira integral, criando um elo entre Educação, Esporte e Lazer. “A gente quer ampliar o exemplo de sucesso que a Seduc tem, de escolas plenas vocacionadas para o esportes. Aí a gente tem escolas vocacionadas ao esporte e a arte”​, completou.

Com o slogan “Educação Inclusiva, Conectada, Equitativa e de Qualidade”, Botelho reuniu professores, merendeiras, reitores e demais pessoas que atuam na área para apresentar um “esqueleto” do que deve conter no plano de governo. Entre as propostas de Botelho está a ampliação de áreas verdes nas unidades, melhorias na alimentação, aumento nas creches, aumento nos repasses aos profissionais e melhoria e implantação de internet das escolas.



Fonte