(mercado aberto na quarta-feira) A leitura de março (CPI) de hoje provavelmente ofereceu algo para os falcões e pombos das taxas de juros.
Um aumento de 0,1% ficou abaixo das expectativas e pode alimentar ideias de que a inflação está diminuindo. No entanto, um aumento de 0,4% no índice – que exclui os preços de alimentos e energia – sugere que pode haver mais trabalho pela frente para o Federal Reserve, à medida que luta contra o crescimento obstinado dos preços.
Wall Street esperava um aumento de 0,3% no CPI principal e um aumento de 0,4% no CPI principal, de acordo com o Briefing.com. O crescimento do IPC de fevereiro foi de 0,4% e 0,5%, respectivamente, portanto, ambos os números de hoje representam uma melhoria sequencial.
Os futuros de índices de ações inicialmente saltaram no que pode ter sido um alívio porque os números não foram mais quentes do que o previsto. Uma leitura mais alta pode ter assustado os investidores ainda temerosos de que a inflação possa persistir e manter as taxas elevadas por mais tempo. Lembre-se, no entanto, que mesmo com a melhora de março, o CPI permanece acima dos níveis necessários para cumprir a meta do Fed de 2% de crescimento anual da inflação. É um aumento de 5% em relação ao ano passado.
Depois de digerir os dados do CPI de hoje, os investidores aguardam as atas da reunião mais recente do Fed, marcada para as 14:00 ET. As notas da reunião podem fornecer informações sobre a tomada de decisão do Fed quando elevou as taxas em março.
Corrida matinal
- O (TNX) caiu 6 pontos base após os dados do CPI para 3,36%.
- O ($DXY) caiu para quase os mínimos recentes em 101,59.
- Os futuros do Cboe Volatility Index® () caíram para quase as mínimas recentes em 18,44.
- WTI (/CL) subiu para perto de sua alta de 2023 em $ 82,48 por barril.
Com a maior parte das negociações abaixo de 20 recentemente, está apenas considerando um movimento implícito do SPX de cerca de 41 pontos por dia. E, de fato, a última semana foi tranquila em termos de grandes movimentos do SPX ou de qualquer outro grande índice.
Enquanto isso, os rendimentos do Tesouro subiram no início desta semana antes dos dados do CPI de hoje. Pode haver espaço para os rendimentos do Tesouro de curto prazo subirem um pouco a partir daqui, mas os rendimentos do Tesouro de médio e longo prazo podem continuar sendo negociados na área de 3,5% no curto prazo, diz Collin Martin, diretor de Estratégia de Renda Fixa no Schwab Center for Financial Research.
De olho no Fed
A probabilidade de um aumento de 25 pontos-base no próximo mês era de 66% nesta manhã, de acordo com o Ferramenta CME FedWatch. Os palestrantes do Fed até agora nesta semana deixaram relativamente claro que estão prontos para apoiar uma alta em maio, e o mercado está ouvindo. Os rendimentos do Tesouro subiram modestamente nos últimos dois dias.
Esta tarde apresenta a partir do mês de março Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) reunião, A ata da reunião do FOMC de janeiro mostrou o Fed obstinadamente comprometido em combater a inflação, ainda focado no mercado de trabalho “muito apertado” contribuindo para pressões salariais e de preços. O FOMC não viu muita dissidência nos últimos meses, mas isso está mudando? Os minutos poderiam nos dizer.
- A reunião de março do Fed ocorreu logo após uma rodada de inflação, empregos e dados de vendas no varejo sinalizarem que a economia estava desacelerando. Também ocorreu após duas falências de bancos nos Estados Unidos que aumentaram as preocupações sobre como os bancos e as empresas poderiam lidar com o rápido aumento das taxas. Ainda assim, o FOMC aumentou as taxas em 25 pontos-base naquela reunião. Hoje vamos dar uma olhada na conversa entre os funcionários do FOMC, e se algum deles se preocupou com o potencial de “quebras” adicionais no sistema bancário resultantes de mais aumentos de juros.
- Alguns no Fed, incluindo o presidente Jerome Powell, observaram que o aperto das condições de crédito poderia fazer parte do trabalho do banco central no combate à inflação. Em comentários ontem, o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, ecoou essas opiniões, dizendo que está focado no “impacto potencial do estresse financeiro na economia real”, informou a Reuters. Ele acrescentou que o Fed deve ser cauteloso ao aumentar as taxas de forma muito agressiva, enquanto monitora como os “ventos contrários” financeiros estão ajudando o banco central a reduzir a inflação.
- Esta manhã, o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, disse que as taxas devem subir acima de 5% e permanecer lá “por um tempo”, relata a Reuters. Harker é um eleitor do FOMC este ano. A atual meta do Fed é de 4,75% a 5%. Mais dois palestrantes do Fed estão disponíveis hoje, no que tem sido uma semana movimentada para “fala do Fed”.
Ações em destaque
Janelas de caixa prontas para abrir: Sexta-feira traz relatórios de ganhos de vários grandes bancos, incluindo JPMorgan Chase (NYSE:), Citigroup (NYSE:) e Wells Fargo (NYSE:). Gigantes do setor bancário como esses viram suas ações despencarem no mês passado e não se recuperarem muito desde então. Todos eles estarão no centro das atenções na sexta-feira, não apenas pelas informações usuais sobre ganhos, receita, volume de negócios e demanda de empréstimos; sua qualidade de crédito e carteiras de empréstimos provavelmente serão monitoradas mais de perto quando divulgarem os resultados do primeiro trimestre e discutirem suas perspectivas para o resto do ano. Banco da América (NYSE:), Goldman Sachs (NYSE:) e Morgan Stanley (NYSE:) relatório na próxima semana para completar os seis maiores bancos dos EUA.
Pronto quando estiveres: Delta (DAL) deve apresentar um relatório amanhã de manhã, dando início a uma série de ganhos das principais companhias aéreas na próxima semana. Como observamos ontem, as ações da DAL e de outras grandes companhias aéreas permanecem bem abaixo de suas máximas de 2023, e será interessante saber se os executivos da DAL ainda consideram a demanda de viagens “robusta” como no final do ano passado. O aumento dos custos de mão-de-obra e energia continua sendo uma preocupação do setor. Além disso, as companhias aéreas são ações cíclicas, o que significa que são bastante sensíveis a qualquer desaceleração da economia. companhias aéreas Unidos (UAL) e linhas Aéreas americanas (NASDAQ:) siga DAL na próxima semana.
Os analistas esperam que os ganhos gerais do primeiro trimestre no S&P 500® caiam em média 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representaria o maior declínio ano a ano desde o segundo trimestre de 2022, quando os bloqueios do COVID-19 resultaram em uma queda de 31,8%.
O que assistir
Estamos a um terço dos principais lançamentos de dados desta semana, enquanto os investidores se debruçam sobre o CPI esta manhã.
: Amanhã de manhã, às 8h30 ET, os participantes dão uma olhada na inflação de março no atacado no relatório PPI. Os analistas esperam que o PPI fique estável em relação ao mês anterior e que o núcleo do PPI suba 0,3%, diz a Trading Economics. O PPI caiu 0,1% em fevereiro e o núcleo do PPI ficou estável, então as estimativas agora são de um leve aumento, mas nada muito assustador. Como lembrete, o PPI às vezes pode ser um bom indicador do CPI no futuro, porque o aumento dos preços no atacado geralmente é repassado aos consumidores. Além disso, o PPI pode ser um indicador útil antes da temporada de resultados, porque se os preços no atacado subissem acentuadamente, eles poderiam pesar nas margens da empresa.
: Esse importante indicador de demanda do consumidor caiu 0,4% em fevereiro, e muitos dados recentes sugerem que a economia ficou mais lenta desde então. Isso vai aparecer nos números de vendas no varejo? Nesse caso, pode ser outro sinal de alerta para empresas que dependem da presença dos consumidores para gerar receita e ganhos. Os analistas esperam que a desaceleração do varejo em fevereiro se estenda até março, com uma queda nas vendas de 0,9%, de acordo com o consenso da Trading Economics. Enquanto isso, a ferramenta GDPNow do Fed de Atlanta agora prevê um crescimento de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, acima da estimativa anterior de 1,5%.
Quando a coisa fica difícil… Como alguém resiste a uma queda do mercado? Pode ser difícil, mas os investidores pode querer considerar manter o curso, de acordo com este novo artigo da Schwab Insights and Education.
GRÁFICO DO DIA: CATCH-UP? O índice S&P 500 (SPX-castiçais) geralmente ultrapassou o índice de pequena capitalização (RUT-linha roxa) no mês passado, em parte devido à crise bancária que atingiu os bancos menores fortemente representados no RUT. Recentemente, as small-caps recuperaram algum ímpeto e estão fechando a lacuna com seus irmãos maiores. Fontes de dados: Índices S&P Dow Jones, Russell. Fonte do gráfico: The plataforma thinkorswim®. Apenas para fins ilustrativos. Desempenho passado não garante resultados futuros.
boné pensando
Ideias para refletir enquanto você negocia ou investe
Banco bate à frente? Os maiores bancos têm uma longa história de superação das expectativas de Wall Street, e os analistas geralmente esperam que os gigantes do setor bancário mantenham seus próprios ganhos e receitas ano a ano quando a temporada de relatórios começar na sexta-feira. Um mercado imobiliário americano resiliente e gastos de consumo geralmente fortes no primeiro trimestre podem ter ajudado os maiores bancos, e as negociações voláteis nos mercados de capitais podem sustentar a receita nos negócios comerciais dos bancos.
Golias mata Davi: Ultimamente, temores de recessão mantiveram as ações de pequena capitalização sob controle. O Russel 2000® (RUT) o índice de pequena capitalização subiu apenas 2% no último mês, em comparação com um ganho de 8% para o índice S&P 500® índice (SPX). As ações de pequena capitalização costumam ser vistas como mais vulneráveis às recessões dos Estados Unidos do que suas contrapartes de grande capitalização, porque elas tendem a ter uma porcentagem maior de vendas domésticas. O RUT também tem forte exposição ao setor bancário oprimido. Tenha em mente, no entanto, que grande parte do recente aumento do SPX se deve ao desempenho superior das ações pesadas de tecnologia da informação. O Índice de peso igual SPX (SPXEW), que dá a todas as 500 ações do índice uma ponderação igual, subiu menos de 5% no último mês.
Segurando firme: Os investidores monitorados pelo TD Ameritrade Investor Movement Index (IMX-SM) não se moveram muito em março. O índice manteve-se estável com fevereiro em 4,57. A indústria automobilística viu algum amor em março, já que as ações populares compradas pelos clientes da TDA incluíram tesla (NASDAQ:), Ford (F) e riviano (RIVN). Algumas das ações que foram vendidas por clientes naquele mês incluíam meta (META), nvidia (NASDAQ:) e Microdispositivos Avançados (NASDAQ:), o que pode refletir os investidores saindo de algumas das ações de tecnologia da informação que acumularam grandes ganhos no início do ano. A Apple (NASDAQ:) também atraiu vendedores. “Março foi cheio de surpresas, mas o impacto geral entre os clientes de varejo da TD Ameritrade quando se trata de exposição aos mercados foi neutro”, diz Lorraine Gavican-Kerr, diretora administrativa de educação de investidores da TD Ameritrade. “Pelo segundo mês consecutivo, nossos clientes foram compradores líquidos de ações, aparentemente de olho em uma oportunidade de comprar nas baixas do setor financeiro e vender nas altas da tecnologia da informação.” O IMX é o índice baseado em comportamento proprietário da TD Ameritrade, agregando as posições e atividades dos investidores da Main Street para medir o que os investidores estavam fazendo e como estavam posicionados nos mercados.
Negociação feliz,
Divulgação: Comentários da TD Ameritrade® apenas para fins educacionais. Membro SIPC. As opções envolvem riscos e não são adequadas para todos os investidores. Por favor leia Características e Riscos das Opções Padronizadas.