AL passa mensagem muito ruim sem uma mulher na Mesa, lamenta Janaina Riva | …

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) lamentou ter sido preterida na nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) e vê o Parlamento passando um recado muito ruim para a sociedade, ainda mais por ela ser a única representante feminina no Legislativo. Ela pleiteava a vaga de primeira-secretária, onde exerceria a função de ordenadora de despesas, mas acabou sendo alvo de interferência externa.

O deputado Max Russi (PSB) foi eleito, nesta quarta-feira (7), como o novo presidente para o biênio 2025/2026. A vaga sonhada por Janaina ficou com Dr. João (MDB). Na sua avaliação, o assunto já está superado, mas compreende que em muitas vezes há somente um discurso vazio de “valorização”: “Em toda campanha fica [dizendo] que a mulher é maravilhosa, que tem que ocupar espaço, e na hora de tomada de decisão, a mulher é preterida”.

Thais Fávaro/Rdnews

Janaina Riva - MDB

“[Para mim] é uma frustração como mulher. Gostaria muito, não sei se teremos, mas vamos trabalhar para ter mulheres na próxima legislatura. Eu não devo estar aqui na Assembleia, é algo que eu já tomei uma decisão. Espero que venham outras mulheres, mas a mensagem que a Assembleia passa, sem uma mulher na Mesa, acho muito ruim”, manifestou ela.

No bastidores, lideranças sustentam que o governador Mauro Mendes (União Brasil) teria interferido no processo por não querer a parlamentar na função, pois poderia potencializá-la, visto que ela pretende buscar uma vaga no Senado em 2026 – mesmo interesse dele. O gestor nega que tenha feito qualquer movimentação, mas para Janaina não há dúvidas: “Muita força, muita pressão externa, isso acabou prejudicando o processo, mas entendo que a gente acabou fazendo uma boa escolha [pelo Dr. João]”.



Fonte