Em média, um gado bovino adulto pesa cerca de 510 quilos. Agora imagine colher uma abóbora com impressionantes 1.115,8 quilos. Foi o que aconteceu com Peter Holst Olsen, um agricultor dinamarquês.
Ele participou do concurso “Halloween at Tivoli”, em Copenhague, capital do país europeu e, não a toa, venceu a competição, realizada na última terça-feira (15). Além disso, um novo recorde foi estabelecido: maior abóbora entre os países nórdicos.
Isso porque, por mais majestosa que seja, o fruto ainda não superou o recorde mundial, mas chegou perto.
Tradição cultural
Tradição em várias partes do mundo, as competições de abóboras gigantes atraem não apenas agricultores, mas também entusiastas que tentam superar marcas históricas a cada ano.
Além de premiação em dinheiro e reconhecimento internacional, o concurso fomenta a troca de conhecimentos entre os competidores a respeito das melhores técnicas de cultivo.
Recorde mundial de abóbora gigante
Em outubro de 2023, o agricultor Travis Ginger, do estado de Minnesota, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, quebrou o recorde mundial com uma abóbora de 1.246,93 quilos em uma feira na Califórnia.
A façanha não apenas o colocou nos livros de recordes, mas também lhe rendeu um prêmio de US$ 30 mil (aproximadamente R$ 170 mil). Antes disso, o recorde pertencia ao italiano Stefano Cutrupi, que em 2021 colheu uma abóbora de 1.225 quilos.