O deputado federal Abílio Brunini (PL) avalia que o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), perdeu força política no segundo mandato de Emanuel Pinheiro (MDB) e que se tornou um secretário de baixo escalão.

A afirmação surgiu enquanto Abílio comentava sobre o possível posicionamento político de Stopa em 2024. Na opinião do deputado federal, o vice-prefeito deve se unir a alguém com mais relevância que ele na eleição do ano que vem.
“Stopa está começando a despertar que ele foi muito prejudicado nesse segundo mandato do Emanuel. Ele é o vice-prefeito com um papel reduzido para secretário de baixo escalão. A rejeição do Emanuel se estende à rejeição dele”.
“Acho que Stopa deveria entrar no projeto de alguém. Ele não tem chances, não ganha [como prefeito]. O caminho mais provável seria ser vice-prefeito do [Eduardo] Botelho. Os dois já têm uma relação antiga. Daria uma boa composição”, concluiu.
Secretário de baixo escalão
Stopa, além de ser vice-prefeito, comanda a Secretaria de Obras Públicas da Capital.
Para Abílio, Emanuel Pinheiro errou ao tirar Stopa da Secretaria de Serviços Urbanos e colocá-lo como secretário de Obras.
O deputado defende que essa decisão prejudicou a cidade e implantou uma rivalidade política entre Stopa e Junior Leite, atual secretário da Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos), que substitituiu a Secretaria de Serviço Urbanos.
“O Stopa estava na Secretaria de Serviços Urbanos, onde ele tinha grande atuação. Ele entregava muitos espaços na área do o lazer e tinha um relacionamento forte com presidentes de bairro. Se você pesquisa Cuiabá hoje, o que ‘tem dedo’ do Stopa? Tem um monte de buraco [nas ruas], só isso”.
“Aí o Emanuel tirou o Stopa dessa secretaria, botou o Júnior Leite, que é um cara que não vejo ter qualificações. O Júnior está dando problema lá, tanto é que ele e o Stopa estão brigando. Stopa está fazendo um mau serviço como Secretário de Obras e o Junior um mau serviço como Secretário de Serviços Urbanos”, apontou.
