Abilio apoia Carlos ao Senado por MT; Emanuelzinho diz que eleitorado decide | …

O deputado federal Abilio Brunini aprova a possibilidade do vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do do ex-presidente da República disputar uma das  duas   vagas ao Senado em 2026, pelo estado de Mato Grosso. Todos são do PL.

A informação sobre a articulação de Carlos Bolsonaro   é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Reprodução

Abilio Carlos Bolsonaro Emanuelzinho

Segundo Mônica Bergamo, a intenção da família Bolsonaro  é de que não aconteça uma divisão de votos no estado do Rio Janeiro, já que Flávio Bolsonaro, também filho do ex-presidente, pretende disputar à reeleição.

Em entrevista nesta quarta-feira (10), Abilio avaliou ainda que a costura não vai prejudicar o projeto do deputado federal José Medeiros, que quer disputar uma das vagas ao Senado. “Apoio [Carlos Bolsonaro], apoio Medeiros também, nós temos duas vagas para senador”, declarou.

Abilio  negou que a vinda de Carlos Bolsonaro a Mato Grosso seria para  “roubar” a vaga de outro candidato local. Segundo ele, representa  “alívio” para a direita brasileira,  que terá mais um representante na disputa.

“Vendo a qualidade da classe política de Mato Grosso não é um tapa na cara, é um alívio”, concluiu.

Emanuelzinho rebate

O deputado federal  Emanuelzinho (MDB),  vice-lider do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, ponderou que a legislação permite que Carlos Bolsonaro dispute as eleições ao Senado por Mato Grosso. Porém, entende que o hoje vereador  não conhece as reais carências e força de Mato Grosso, o que seria prejudicial para população. No entato, ressaltou que o único que pode concretizar tal projeto  é o voto nas urnas em 2026.

“A legislação permite, não acho que seja razoável, porque não conhece o estado. Mas a legislação permite, então, a legislação autorizando e permitindo, não tenho como me opor. É delicado falar [em paraquedismo], porque quem tem que fazer o julgamento final é a população mato-grossense e espero que eles pensem diferente. Agora, se eles entenderem que é um nome adequado para representarem no Senado, é a maioria que vai dizer”, argumentou.

Se o projeto político for concretizado, Carlos Bolsonaro  pode enfrentar o governador Mauro Mendes (União Brasil), a deputada estadual Janaina Riva (MDB),  o senador Jayme Campos (União Brasil) e  até José Medeiros, seu correligionário. 



Fonte