A fim de incentivar a doação de órgãos, TCE-MT dissemina informações entre servidores

Técnicos da Central de Doações de Mato Grosso e do Hemocentro estiveram em todos os setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e do Ministério Público de Contas (MPC), nesta quarta-feira (27), a fim de disseminar informações e conscientizar os servidores e colaboradores sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. 

 

A ação foi realizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), no Dia Nacional da Doação de Órgãos.

 

“Setembro foi estabelecido como o mês de incentivo à doação de órgãos e o TCE-MT abraçou a causa. Para ser doador a pessoa não precisa assinar papel nenhum, deixar nada por escrito, precisa apenas chegar em casa e conversar com sua família, informando seu desejo”, explicou a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi.

 

Coordenadora da Central de Transplantes de Mato Grosso, a enfermeira Greice Evaristo Martins lembra que um único doador pode melhorar a qualidade de vida de oito pessoas, ou mais. “Uma única pessoa pode doar até dois rins, fígado, pâncreas, coração, duas córneas, sem falar das válvulas e ossos.” 

 

Ivandra Neiva, servidora do MPC, não apenas disse sim, como deixou tatuado na pele o desejo de doar seus órgãos. “É de coração, pois sei que precisamos dessa atitude do ser humano. Ninguém sabe o dia de amanhã, é preciso perder o medo e pensar no próximo como em si mesmo.”

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente cerca de 9 mil transplantes de órgãos são realizados no Brasil, número muito aquém da necessidade da população, que ainda morre na fila de espera por um doador.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *