Lula critica programa de casas de 15m² em Campinas: 'Daqui a pouco estamos construindo poleiros'


Presidente deu a declaração durante live semanal, transmitida nas redes sociais do petista. Para Lula, casas de 15 metros quadrados contribuem para a “degradação do ser humano”. Presidente Lula em transmissão na internet, em 19 de junho de 2023
Youtube/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (19) a construção de casas de 15 metros quadrados para pessoas de baixa renda. Para o presidente, a iniciativa contribui para a “degradação do ser humano”.
Lula fez a crítica após a repercussão de um programa habitacional lançado pela prefeitura de Campinas (SP), que prevê a construção de moradias populares com essa metragem.
“É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, o processo de degradação do ser humano. Se essa moda de fazer casa de 15 metros quadrados pega, daqui a pouco estamos construindo poleiros. É o absurdo do absurdo do absurdo”, disse.
A declaração foi dada na segunda edição do “Conversa com o Presidente”, entrevista ao vivo transmitida pelas redes sociais do presidente e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Lula também falou sobre os planos do governo, preservação do meio ambiente, e da viagem que fará à Europa nesta semana.
O programa da prefeitura de Campinas tem sido alvo de polêmica. Na atual configuração, as casas, que ainda não estão prontas, têm dois cômodos (veja foto abaixo).
Imagem da entrada da casa de 15m² que está sendo construída em Campinas, com vista para dois cômodos
Reprodução/Instagram
Logo na entrada, à direita, fica um cômodo menor, onde deve ser instalado o banheiro. Ao lado, há um cômodo maior, com uma janela. Segundo a prefeitura, o terreno tem 90 m² de área total.
Especialistas apontam que os imóveis não se adequam ao conceito de moradia digna recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, classificou a crítica à inciativa como “lamentável”.
“Claro que a ideia seria ir para uma casa acabada. Mas lá tem família em moradia improvisada, são barracos, sem saneamento básico, com ação de reintegração de posse, e um prazo da Justiça para sair de lá”, declarou.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *