está a centímetros de sua maior fuga em 50 anos e do início de um novo mercado secular de alta. Isso pode já ter acontecido quando você ler isto.
O ouro também está iniciando um novo mercado de alta cíclica com forte potencial de subir para US$ 4.000 a US$ 5.000 nos próximos anos.
Qualquer ouro médio ou está prestes a ter um bom desempenho, mas nosso objetivo é descobrir as empresas com potencial para alguns dos maiores ganhos.
Isso não significa comprar empresas de baixa qualidade altamente alavancadas no mercado altista. Além disso, envolve a compra de empresas de qualidade e com forte potencial de agregação de valor que será ampliado pelo mercado altista.
Existem certos tipos de empresas que devemos procurar, bem como certos tipos a evitar.
Vou começar com os tipos de empresas a evitar.
Isso gira em torno de um estágio específico do ciclo de vida de um mineiro júnior.
A imagem de Cook mostra um ciclo de vida típico de uma empresa júnior que decide construir a mina. Caso contrário, a empresa pode ser adquirida ou nunca chegar ao estágio de desenvolvimento.
A melhor fase para comprar é no início da descoberta ou nos meses anteriores à produção inicial.
Em geral, queremos evitar empresas de desenvolvimento que estão muito longe da produção ou paradas no estágio de desenvolvimento porque seus projetos são de baixa qualidade.
Ciclo de Vida do Explorador Júnior
Com isso resolvido, vamos nos concentrar nesses dois tipos de empresas.
Em primeiro lugar, sou a favor de pequenas empresas com potencial de crescimento da produção. Essas empresas têm o ativo ou ativos a partir dos quais podem aumentar a produção. O mercado sempre adora crescimento e paga um prêmio.
Dentro desse grupo, queremos encontrar empresas que possam crescer sem destruir sua estrutura de capital e diluir seus acionistas. Procure empresas que adotam uma abordagem em fases ou aquelas capazes de financiar o crescimento com diluição limitada.
O segundo tipo de empresa são as empresas de exploração que estão no início do estágio de descoberta. Eu tento encontrar exploradores que tenham uma descoberta ou algo com valor definido (um backstop) que tenha potencial para crescer muito e ser mais valioso.
Esta é uma tarefa mais difícil do que encontrar produtores orientados para o crescimento porque há muito mais dessas empresas e os resultados da exploração são muito menos previsíveis.
A chave aqui é encontrar os projetos que têm um potencial de valorização significativo. Muitos projetos têm um potencial de valorização mínimo.
O que eu considero como “O Santo Graal” é quando um produtor júnior encontra um sucesso de exploração significativo. Alguns dos maiores vencedores dos últimos anos (ou seja, Kirkland Lake) foram produtores que fizeram uma descoberta significativa.
Os produtores têm fluxo de caixa para financiar a exploração e já possuem a infraestrutura que pode facilitar o crescimento imediato da produção após uma descoberta.
Resumindo, procure os produtores juniores que estão tentando fazer uma descoberta significativa.
Empresas com potencial de crescimento de produção e potencial de exploração e descoberta de materiais estão prestes a ser líderes nos próximos anos.