ChatGPT ganha capacidade de compreensão visual e até voz do Papai Noel

O ChatGPT finalmente recebeu a capacidade de visão no modo de voz avançado que havia sido anunciada pela OpenAI em maio, permitindo ao bot enxergar e analisar o ambiente ao redor por meio da câmera do celular. Esta e outras novidades foram divulgadas pela startup na última quinta-feira (12).

Com o recurso de vídeo ao vivo ativado, a IA generativa transforma as lentes do smartphone em seus “olhos” enquanto interage com o usuário. Durante a conversa, você pode perguntar a ela sobre um determinado objeto no local, por exemplo, bastando apontar a câmera para o item em questão.

A tecnologia vai responder em tempo real, com áudio, como se fosse uma conversa entre humanos, como explica a desenvolvedora, demonstrando a multimodalidade do modelo. O bot também pode memorizar as características das pessoas envolvidas na conversa e até guardar os nomes delas.

Nesta atualização, o modo de voz avançado do ChatGPT ganhou, ainda, o compartilhamento de tela, dispensando o envio de fotos e vídeos para que o bot analise o que está no monitor. Dessa forma, a tecnologia pode ajudar a resolver problemas matemáticos, sugerir respostas para mensagens e muito mais.

Modo Papai Noel

Celebrando a aproximação do período de Natal, a OpenAI também lançou o “Modo Papai Noel”, que adiciona a voz do bom velhinho como opção para as conversas com o bot. A novidade ficará disponível até o final de dezembro para todos os usuários da plataforma no computador e dispositivos móveis.

Para usar a voz do Papai Noel no ChatGPT é necessário tocar no ícone do floco de neve ao lado do microfone, na barra de prompt. Segundo a startup, as conversas com o “bot noel” serão definidas como temporárias, não afetando o histórico de bate-papo com a tecnologia.

Já o modo de voz avançado com visão e o compartilhamento de tela chegam para os assinantes das versões Plus e Pro do ChatGPT, bem como para usuários do ChatGPT Team nos próximos dias. Os planos Enterprise e Edu terão acesso ao recurso em janeiro.



Fonte