Cepea aponta resistência de vvendedores e queda nas negociações de milho
Agrolink
– Aline Merladete
Foto: Nadia Borges
O mercado brasileiro de milho segue com negociações limitadas no início de dezembro, refletindo um cenário de baixa liquidez, conforme apontam pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Enquanto compradores domésticos permanecem afastados do mercado spot, as exportações continuam em ritmo lento, assim como ocorreu ao longo de toda a atual temporada.
Apesar disso, vendedores também reduziram a oferta no mercado interno na última semana, o que contribuiu para uma leve reação nos preços do milho. Segundo o Cepea, os compradores mantêm o foco no clima favorável, que pode resultar em maior produção nos próximos meses, e na lentidão das exportações, que deve elevar os estoques de passagem. Por outro lado, os vendedores estão atentos ao desenvolvimento das lavouras da safra de verão e preferem aguardar melhores oportunidades.
Os pesquisadores destacam que essa retração no mercado físico é comum nesta época do ano. Além de muitos agentes já trabalharem com o produto estocado ou comprometido em negociações anteriores, questões fiscais também contribuem para a redução das comercializações do cereal.