Datafolha: 58% dos pretos dizem ser vistos com desconfiança em comércios

Entre os pardos, 40% consideram que são percebidos como suspeitos em lojas, supermercados ou restaurantes. O levantamento foi feito entre 5 e 7 de novembro com 2.004 pessoas de todo o país. 58% dos pretos brasileiros já sentiram olhares de desconfiança em estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados ou restaurantes, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na noite de quarta-feira (20).
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios de todas as regiões do Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja os números:
58% dos pretos afirmam que já sentiram olhares de desconfiança em loja, supermercado ou restaurantes
40% entre os pardos
26% entre os brancos
39% entre o total de brasileiros
Em relação à frequência, 29% dos pretos afirmam que essas situações acontecem sempre ou às vezes e outros 29% dizem que os casos acontecem raramente.
Entre os pardos, 16% apontaram que os olhares de desconfiança ocorrem sempre ou às vezes, e 24% disseram que ocorrem raramente. Para os brancos, a taxa é de 10%.
O índice também varia conforme a renda familiar dos entrevistados.
42% das pessoas com renda de até 2 salários mínimos relatam ter sentido olhares de desconfiança.
Esse número cai para 38% entre aqueles com renda de 2 a 5 salários e para 30% entre aqueles com renda superior a 5 salários mínimos. A margem de erro nesse recorte é de 3 a 7 pontos percentuais, para mais ou para menos.
29% dos pretos já sentiram que as pessoas tinham medo deles na rua
O Datafolha perguntou, ainda, se os entrevistados sentiram em algum momento que as pessoas tinham medo deles na rua.
29% dos pretos afirmaram que já sentiram que causavam medo enquanto caminhavam pela rua. Entre os pardos, essa sensação foi relatada por 16%, e entre os brancos, por 9%.
A percepção de medo é mais comum nos homens do que nas mulheres. 25% dos homens dizem ter notado olhares de medo, enquanto 8% das mulheres relatam a mesma experiência.
57% de pretos e pardos dizem que já foram seguidos por seguranças em lojas ou supermercados
De acordo com o Datafolha, 36% dos autodeclarados pretos disseram terem sido seguidos por seguranças em lojas ou supermercados. Entre os pardos, o percentual é de 21% e entre os brancos, 13%. Não foram divulgados dados sobre esses percentuais entre indígenas e amarelos.

Fonte