'Ressurgimento de um verdadeiro guerreiro', diz Bolsonaro sobre vitória de Trump nos EUA


Aliado do presidente eleito dos Estados Unidos, político do PL fez postagem em uma rede social. Donald Trump derrotou a democrata Kamala Harris e voltará à Casa Branca. Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em imagem de arquivo
Alan Santos/PR via BBC
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou nesta quarta-feira (6) a vitória de Donald Trump na disputa presidencial norte-americana.
Em uma rede social, Bolsonaro disse que o aliado venceu uma disputa “contra tudo e contra todos”.
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA […]. Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica”, declarou Bolsonaro.
AO VIVO: acompanhe as atualizações sobre a eleição nos EUA
A vitória de Trump foi divulgada por volta das 7h35 desta quarta-feira. Conforme projeção da Associated Press, ele garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.
O resultado foi anunciado após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada.
Antes mesmo de a Associated Press cravar que Trump estava eleito, durante a madrugada desta quarta no Brasil, Bolsonaro fez a postagem em homenagem ao aliado, diante das sinalizações que já indicavam que o republicano seria o vencedor.
A postura de Bolsonaro em relação à vitória de Trump foi diferente da que adotou quando o democrata Joe Biden foi eleito presidente em 2020. Na ocasião, o então presidente brasileiro só enviou a Biden uma mensagem com cumprimentos mais de um mês após a divulgação do resultado.
Em 2020, Bolsonaro declarou que preferia a reeleição de Trump, que acabou derrotado por Joe Biden. Já o político republicano apoiou o brasileiro em 2022.
Durante a primeira metade do seu governo, Bolsonaro apostou em uma relação próxima a Trump e de alinhamento aos EUA. Bolsonaro endossou em 2020 os argumentos sem provas de Trump sobre uma fraude na eleição americana.
Lula parabeniza Trump
Kamala Harris em silêncio após vitória de Donald Trump
Também em uma rede social, o presidente Lula (PT) parabenizou o candidato republicano, desejou sorte no mandato e pregou diálogo e trabalho conjunto pela paz, pelo desenvolvimento e pela prosperidade.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, afirmou Lula.
Lula deu as declarações em postagem em uma rede social. Na semana passada, durante entrevista a um veículo de comunicação francês, o petista declarou apoio à democrata Kamala Harris.
Na ocasião, o presidente brasileiro disse que a vitória de Kamala era um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia no mundo e que torcia por ela.

Fonte